segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

90 dias para coleta seletiva

Noventa dias. Este é o prazo dado pelo Ministério Público (MPDFT) para que o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) cumpra a obrigação de implantar o programa de coleta seletiva no Distrito Federal. Em caso de descumprimento, será aplicada multa processual no valor de R$ 1 mil por dia de atraso, por descumprimento de cada item previsto em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

A determinação partiu de ação de execução movida pela 3ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural, da Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do DF. O TAC foi assinado em 2006 pelo SLU (à época denominado de Belacap), juntamente com o MPDFT, Ministério Público Federal, Ibama-DF e Secretaria de Meio Ambiente. O documento determinava a implantação da Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos no DF e a elaboração e a execução de plano de recuperação para as usinas de lixo de Ceilândia (usinas de tratamento de lixo e de incineração).

Em reportagem publicada no fim do ano passado pelo Coletivo, o órgão informou que a coleta seletiva já estava em funcionamento nos Lagos Sul e Norte, SIA e em quadras do Plano Piloto. Na época a previsão era de que o sistema fosse expandido. Dados do SLU apontam que são produzidas 50 toneladas de lixo reciclável por dia. À reportagem a assessoria do órgão informou que existe todo um processo para a implantação total da coleta seletiva e que não seria possível efetuá-lo dentro de 90 dias.



Fonte: Jornal Coletivo

Marquinhos Bahia no Ceilândia

Adelson de Almeida não é mais técnico do Ceilândia. O treinador, que levou o time ao título Candango em 2010, não resistiu à sequência de resultados negativos e deixou o cargo. A diretoria do clube agiu rápido e apresenta o novo comandante técnico na tarde desta quarta-feira-feira, no Centro de Treinamento do Jaguar.

Marquinhos Bahia está de volta ao Ceilândia, o novo treinador começou a carreira como atleta profissional no início dos anos 80 justamente no Gato Preto e foi no mesmo clube, em 2001, que ele encerrou a carreira como jogador.

Com passagens por equipes do Distrito Federal e da região norte do paí, o técnico, de 47 anos, foi vice-campeão do Candangão em 2007, quando dirigiu o Esportivo Guará. O novo treinador será apresentado ao grupo às 15h dessa segunda-feira, no Centro de Treinamento do Jaguar para dar início aos trabalhos.





Há um mês sem vencer, o técnico Adelson de Almeida tentou explicar a má fase do Ceilândia após a derrota do último sábado para a Ceilandense por 2x1. O treinador apresentou diversos fatores, mas o que realmente chamou atenção foi o suposto esquema de manipulação sobre os demais times envolvidos na disputa Candangão.

“É notório que os times menores são recompensados para ganhar do Ceilândia. A evolução do clube incomodou aqueles desejam seguir como únicos grandes do DF. Eles não vão permitir que ninguém cresça no nosso futebol, eu não tenho medo de falar, pois o futebol de Brasília está perdendo”, acusou o ex-técnico Adelson de Almeida.

O Ceilândia não vence há oito jogos e está em quinto lugar no Candangão. Nesse período, o time acumulou três derrotas, sendo duas no regional, e uma na Copa do Brasil. O próximo desafio será na próxima sexta-feira, às 16h, contra o lanterna CFZ-DF, no estádio Abadião.

Comércio incomoda vizinhança

Na QNN 9 em Celiândia, um problema se arrasta há anos: os moradores reclamam de um bar e contam que, à noite, a rua fica tomada por centenas de pessoas. Para evitar que os carros fechem as garagens, foram improvisadas barreiras com tocos em alguns locais. Mas, agora, são os motociclistas que estacionam na área.

Com o barulho, quem mora próximo tem dificuldade para dormir, como a filha de um morador que não quer ser identificado. “Ela só dorme depois da meia-noite, uma hora da manha, quando ela está exausta de tanto barulho que, às vezes, começa às dez horas da manhã, meio-dia e se alastra até a madrugada. A gente é obrigado a ouvir porque a gente mora no local e não tem outro lugar para ir”, denuncia.

Os moradores têm medo de se identificar porque dizem que o local é ponto de venda e consumo de drogas. “As pessoas estão fazendo o uso drogas em qualquer local, indiscriminadamente. Como temos filhos, as crianças começam a observar e acham que isso é normal e podem fazer. Isso me incomoda muito. Usam a frente do lote como banheiro, a gente pede para sair e eles ficam agressivos e falam que ali é dos malandros e que eles que tomam conta”, relata o morador.

Um homem que vive na região reclama da falta de segurança. Ele diz que chegou a ter a casa depredada pelos frequentadores do bar. “Tentei fazer um abaixo-assinado com a vizinhança. Eles, com medo, não quiseram assinar. Não sei como isso foi parar no ouvido das pessoas lá e jogaram pedra na minha casa, quebraram telhas. Isso é muito constrangedor”, reclama.

Em 2009, três pessoas morreram no local após uma briga. Os moradores dizem que reclamam do bar desde 2007, quando ele foi aberto. Mas, mesmo assim, o estabelecimento conseguiu um alvará de funcionamento. Os vizinhos dizem que não foram consultados.

O administrador de Ceilândia, Ari de Almeida, promete analisar a situação. “Estamos fazendo todos os levantamentos, inclusive de como esta cervejaria conseguiu as autorizações de funcionamento, estamos vendo se está no modelo legal que deve ser. Automaticamente, já informamos a situação aos órgãos competentes que, esta semana, vão avaliar a situação desta cervejaria”, informa o administrador.

Desentendimentos parecidos acontecem em todo o DF. Quando o diálogo acaba, a situação, muitas vezes, vai parar na Justiça. Lá existe um serviço de conciliação. O coordenador substituto de Juizados Especiais do TJDFT, André Boratto, conta que quatro em cada dez casos acabam com um acordo entre as partes.

“Não adianta a Justiça determinar quem está certo ou quem está errado, sendo que amanhã, quando eles entrarem no elevador, um vai olhar para o outro e vai sentir raiva. Aí, fatalmente, eles vão arrumar outra briga depois. Então, se você fizer com que eles consigam se comunicar, você vai gerar a humanidade e a cidadania”, afirma André Boratto.

A dona do bar alvo das reclamações não quis gravar entrevista, mas disse que trabalha em um estabelecimento regular. Quem tem um problema parecido pode procurar o setor de conciliação do fórum mais próximo.



Fonte: Rede Globo

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Adelson saiu do Ceilândia

O Ceilândia é o atual campeão candango. Entretanto, no campeonato de 2011 a equipe não vem reeditando a campanha do ano passado. Ocupa a quinta posição, com 12 pontos ganhos. Está há seis jogos sem vencer. Ainda, na tarde do sábado, no Abadião, perdeu para o rival Ceilandense por 2 a 1, e perdeu o técnico.

Ao final da partida, o técnico atual campeão de Brasília, Adelson de Almeida, pediu demissão e não comanda mais o Gato Ceilândia. O treinador é irmão do presidente licenciado do clube, Aridelson de Almeida, que é o atual administrador da cidade de Ceilândia. O novo treinador deverá ser anunciado nesta segunda-feira, pela diretoria do time da cidade de Ceilândia.

Almir de Almeida, que gerencia o clube do Gato Ceilândia, e responde também pela diretoria da agremiação, falando à Rádio Fibra de Brasília, afirmou.

"Estes jogadores tem de jogar. Nosso time não consegue acertar. Trouxemos jogadores de nome para o elenco e não estamos jogando. Nesta segunda-feira devemos analisar o elenco. Precisamos urgente de reforços e vamos estudar", concluiu o mandatário do clube que é o atual campeão de Brasília.

Um atacante que atue pelas pontas é a prioridade do Ceilândia. A equipe tem ainda quatro jogos por disputar (CFZ, Botafogo e Gama em casa e Brasiliense fora de casa). O experiente atacante Cássius afirmou.

"Temos de estar com os pés no chão e buscar reverter este momento do time. Faltam quatro jogos. Ainda temos possibilidade de buscar uma vaga no quadrangular", concluiu o atacante que disputou 301 jogos com a camisa do Gato Ceilândia.



Fonte: Futebol Interior

Operação em feira do Setor O

Neste domingo (27), por volta das 10h, foi realizada a operação Feira Legal na Ceilândia. Foram apreendidos dezenas de produtos de origem duvidosa (sem nota fiscal), e também foi encontrado e recolhida crack e cocíana no local.

A operação aconteceu na Feira do Setor O. Ao todo, 30 pessoas foram levadas para a 24º Delegacia de Polícia (DP), porém, depois de uma averiguação, apenas cinco ficaram detidas por terem mandado de prisão.

Segundo informações do 8° Batalhão da Polícia Militar (8ºBPM), a operação visa apreender armas, droga e produtos furtados. Para tanto, participaram de forma integrada Polícia Militar, Polícia Civil e a Agência de Fiscalização do DF (Agefis).



Fonte: ClicaBrasília

Avanço irregular de comércio no Setor O

O limite dos imóveis comerciais na avenida Oeste no Setor O, em Ceilândia, varia muito. Uns são mais recuados, outros terminam quase na rua.

Um decreto de 1995 permite ao comércio avançar em área pública, mas existem regras para isso. É preciso, por exemplo, deixar 1,5 metro de área livre para a passagem de pedestres. E o material usado deve ser de fácil remoção, como mesas, cadeiras, floreiras e coberturas com estrutura de metal.

Bem diferente da situação de um restaurante, onde o puxadinho é de alvenaria. “Construí porque todo mundo construiu lá na frente. Como estou precisando da área e não tenho espaço lá atrás, construí aqui”, justifica o comerciante Antonio Ribeiro.

A responsável pela fiscalização é a Agefis, que já notificou vários comerciantes de Ceilândia. “Após os 30 dias, se não for atendido, como é em área pública, fazemos a remoção imediata, sem notificação, e aplicamos uma multa”, explica o auditor da Agefiz, Allied Tonin.

Para piorar a situação, ainda há os carros estacionados na calçada, que também dificultam a passagem. “Tira a liberdade de a gente andar. Às vezes, a gente precisa andar com criança e fica perigoso”, reclama a dona de casa Lívia Andrade.

A Administração de Ceilândia informou que só libera licenças para os comerciantes dentro da área permitida. A multa para quem invade é calculada pelos fiscais.



Fonte: Rede Globo

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Ceilandense se vinga do Ceilândia e vence

A Ceilandense levou a melhor no clássico contra o Ceilândia na tarde deste sábado pelo Candangão 2011. Jogando no Abadião, em Ceilândia, o time rubro-negro venceu o atual campeão do DF por 2 a 1 e se distanciou da zona de rebaixamento da competição.

O placar foi aberto pela Ceilandense, com Bob, aos 15 minutos do primeiro tempo. Na segunda etapa, o Ceilândia chegou a esboçar uma reação e empatou com Diogo aos 23 minutos. No entanto, a alegria durou pouco. Seis minutos depois, Vinícius marcou para a rubro-negra e deu números finais ao clássico.

Com a derrota, o Gato perdeu a chance de entrar no G-4 e permaneceu com 12 pontos, um atrás da zona de classificação. Já a Ceilandense abriu três pontos para o Brasília, primeiro time da zona de rebaixamento.



Fonte: Correio Braziliense e Esporte Candango

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Ceilandense faz clássico contra rival Ceilândia

Após trinta dias sem vencer uma partida, a última havia sido no 1ª turno, a Ceilandense saiu do jejum no último domingo (20) ao vencer o CFZ-DF por 1x0, no estádio Bezerrão, com um gol de pênalti de Luís Fernando. Curiosamente, a vitória no primeiro turno foi na 2ª rodada, o adversário era o CFZ, o placar de 1x0 teve sua origem num gol de pênalti e a partida aconteceu dia 20/1. Coisas do futebol!

Marcos Soares deu a segunda-feira de folga à sua equipe. Mas todos já estão a pleno vapor na preparação para a próxima rodada e equipe tem aprimorado a marcação e posse de bola. O treinador afirmou que um dos erros do time no último jogo foram os passes e dessa forma acontecia a abertura para o contra-ataque do CFZ. “Ficamos muito felizes pela vitória, mas a ameaça e a meta continuam as mesmas”, explicou o técnico interino.

A atual situação do time rubronegro não mudou muito, mas ainda há tempo para uma reviravolta no campeonato. Em 6ª lugar, empatado tecnicamente com o Brasília, a Ceilandense soma oito pontos.

O atacante Vinícius,que iniciou o campeonato no banco de reservas, agora é figura constante como titular. Foi uma falta nele que resultou no gol de pênalti na última partida. “Futebol é coletivo e eu estou feliz pelo time ter conquistado essa vitória”, contou atacante. “O grupo é excelente e esse time não deveria estar lutando contra o rebaixamento. Sabemos que vencer traz a moral de volta, então,agora teremos que jogar raticamente uma Copa do Mundo”, completou.



“Com certeza se ganharmos os próximos dois jogos, iremos deslanchar na competição. Mas agora estamos sendo realistas e pensando no próximo confronto”, finalizou Marcos Soares, se referindo ao grande clássico contra o Ceilândia, no estádio Abadião, sábado (26) às 16h.




A ambição das equipes é entrar no G4 na busca pela classificação para a próxima fase e prometem fazer um jogo emocionante. Na partida do primeiro turno, o Gato Preto levou a melhor ao bater o rubronegro por 1x0.

Os dois times buscam uma vitória para sair zona intermediária de classificação. O Ceilândia está um pouco melhor em 5ª lugar com 12 pontos. Seguido do Atlético Ceilandense empatado com o Brasília em 6ª somando oito pontos. Mas em compensação, o rubronegro vem de uma vitória em cima do CFZ na última rodada, enquanto o Gato vem de um empate monótono e sem gols com o Brasília, sem falar da humilhante derrota de 5x0 para o Caxias-RS que o custou a vaga na Copa do Brasil.




Ceilandense x Ceilândia - 26/02/11 - sábado - 16h00 - estádio Abadião (Guariroba)




Site faz 10 anos

Em 26 de fevereiro de 2001 o Ceilândia Esporte Clube entrava no mundo da Web.

Até 2010, o SiteCEC foi o site do Ceilândia até que os bons ventos levaram ao domínio oficial (http://www.ceilandianocoracao.com.br/). Mesmo assim, a convivência respeitosa não mudou um fato: o SiteCEC é a voz do Ceilândia há 10 anos.

O tempo passou e muita coisa mudou. O Ceilândia era pouco mais que um clube amador se passando por profissional. Hoje é o campeão do Distrito Federal e o SiteCEC é testemunha disso tudo.



Para ler na íntegra, visite o site da fonte.


Fonte: Esporte Candango e Ceilândia Esporte Clube

Seminário de Arte e Cultura

Nos dias 25 e 26 de fevereiro o cenário cultural da cidade estará em debate durante seminário que acontecerá no Centro Cultural de Ceilândia.

Endereço: QNN 13 – Área Especial – Ceilândia Norte
Próximo ao supermercado Tatico e do Centro de Ensino Médio 07

dia 25/02/11 abertura as 19h00
dia 26/01/11 das 9h00 às 17h30


Fonte: Ceilândia.com

Problema em estação do metrô na Guariroba

Uma falha na manutenção acabou quebrando o aparelho que permitia aos trens mudarem de via e um trem acabou saindo dos trilhos. Com os trilhos danificados, os trens são obrigados a reduzir a velocidade de 80 km/h para 20 km/h. Essa redução causa um atraso de até dez minutos.

O Sindicado dos Metroviários afirma que foi aberto um inquérito e, desde então, nenhuma providência foi tomada quanto aos reparos. A Companhia do Metropolitano do DF (Metrô DF) afirma ter um projeto para realizar manutenção e reparos em todas as linhas do DF, tendo como prioridade as estações de Ceilândia.

Em abril de 2010, um trem descarrilhou devido a uma falha na manutenção. O aparelho que permitia que os trens mudassem de via foi danificado e um trem teve autorização para fazer a mudança enquanto os trilhos não estavam preparados. Quando o trem saiu dos trilhos, acabou danificando todos os trechos próximos ao Terminal de Ceilândia. Segundo Luciano Costa, piloto e membro do Sindicato dos Metroviários, foi aberto um inquérito investigativo para encontrar o motivo do acidente e até hoje não se obteve uma resposta. “Falaram que foi um acidente, mas na verdade foi uma falha na manutenção”, explica.



Fonte: ClicaBrasília

Programa Capital Digital

Durante reunião na última quarta-feira (23/02), o governador Agnelo Queiroz discutiu com o Ministro das Comunicações Paulo Bernardo o projeto pioneiro de implantação da banda larga em todo o Distrito Federal, como facilitador da inclusão digital.

A previsão é que o projeto se torne realidade em dois anos, fortalecendo a estrutura disponível para a Copa do Mundo de 2014, que terá Brasília como uma das sedes. O governador revelou que o Distrito Federal dispõe de R$ 27 milhões no Orçamento do Governo Federal para utilizar em projetos de banda larga. Além disso, o governo estuda a redução do ICMS para baratear os custos de implementação da rede de banda larga.

Agnelo Queiroz explicou a importância do plano: “Pensamos na internet como um fator de cidadania, facilitando o acesso aos sistemas públicos, acesso ao Detran, informações, marcações de consultas e matrículas na rede pública de ensino”.

O projeto será realizado por meio de uma parceria entre o Governo Federal e o Governo do Distrito Federal (GDF), com ações coordenadas pela Secretaria Executiva do Ministério das Comunicações e pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do GDF. A parceria contará também com os Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação. O secretário de Ciência e Tecnologia Gastão Ramos completou: “Nosso objetivo é oferecer internet banda larga a todo o DF e tornar real a verdadeira inclusão digital.”

Na primeira fase, a área localizada entre Ceilândia, Samambaia e Taguatinga receberá o projeto piloto da nova tecnologia. Com o objetivo de democratizar o acesso à rede, a segunda fase levará a internet banda larga a todo o Distrito Federal. Uma das possibilidades é garantir à população o acesso gratuito à rede sem fio em espaços públicos como praças e parques da cidade.

Para tanto, serão utilizadas a infraestrutura e a tecnologia já existentes em Brasília, a partir da interligação da rede de fibras ópticas do Governo Federal com os cabos da Companhia Energética de Brasília (CEB), do Metrô e da Universidade de Brasília (UnB), por exemplo. “O Distrito Federal tem tecnologia, infraestrutura e condições necessárias para sediar esse projeto de custo pequeno e alcance extraordinário”, destacou o ministro Paulo Bernardo.



Fonte: ClicaBrasília

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Imagem: Operação na Feirinha do Rolo

A operação foi realizada na feira da área central de Ceilândia nesta segunda-feira (21/02/11). Muitas pessoas foram apreendidas para averiguação. O local costuma ter vendas e trocas de produtos sem nota fiscal - uma faca foi encontrada com um dos apreendidos.



Fonte: Rede Record

A Ceilandense respira

Pela 9ª rodada do Candangão, CFZ e Atlético Ceilandense se enfrentaram no estádio Bezerrão, na chuvosa tarde desse domingo. Com gol de pênalti, Luis Fernando tirou a Ceilandense do jejum de vitórias e levou a rubronegra ao 6º lugar na classificação, empatado tecnicamente com o Brasília. Já o CFZ se mantém na situação delicada, com apenas quatro pontos e em 8ª lugar, na lanterna do campeonato. A partida foi marcada por passes errados, dificuldade de finalização, brigas entre os jogadores e diversas faltas.

No primeiro tempo, a única chance perigosa de gol veio somente aos 43 minutos, com o camisa 11 do CFZ. O atacante Bruno subiu toda lateral direita do campo e chutou cruzado para o gol, mas não foi forte o suficiente e a bola passou devagar pela trave esquerda do gol de Osmair. A Ceilandense também não teve sucesso no ataque e nenhuma das redes balançou na primeira etapa da partida.

Já o segundo tempo começou com uma bela defesa de Osmair, após chute forte de Bruno. Mais tarde, aos 18’, Vinícius foi derrubado na grande área. Luís Fernando bateu o pênalti da vitória no canto direito do gol de Rodolfo. A próxima oportunidade de tento da Ceilandense chegou aos 38’, quando Thiago Eciene perdeu um gol quase feito. E o placar final ficou mesmo em 1x0 para os visitantes.

O técnico do CFZ, Toninho Kajuru explicou que a derrota veio por erros do seu time. “Perdemos gols e tomamos aquele gol de bobeira, mas podíamos ter decidido a partida ainda no 1ª tempo”. Já o goleiro Rodolfo disse que a esperança ainda não morreu. “Ainda temos jogos pela frente e enquanto for matematicamente possível, temos que continuar lutando”.

Marcos Soares, técnico interino da Ceilandense, disse que a vitória foi um alívio e o trabalho continua. “Teremos um dia para descansar e depois vamos começar a trabalhar para enfrentar o Ceilândia, que é um time forte e será um jogo difícil”, explicou. “No primeiro tempo, perdemos gol e abrimos espaço para o CFZ, mas a volta do goleiro Osmair foi muito valiosa pelo time”.

Autor do gol, Luis Fernando estava com um sorriso estampado no rosto. “A sensação de marcar o gol da vitória é a melhor possível, vencer é sempre bom. Mas agora temos que nos concentrar para superar o Ceilândia, que será mais um desafio”. O atacante é artilheiro da equipe e vice-líder na artilharia do campeonato com quatro gols. “A artilharia seria muito bem vinda, mas primeiramente quero ajudar a Ceilandense”.

Pelo 3ª rodada do returno, a Ceilandense fará mais um clássico contra o arqui-rival Ceilândia, no estádio Abadião, próximo domingo (27), às 16h. O jogo promete, pois Ceilândia e Ceilandense estão desesperados por pontos na competição.



Fonte: Esporte Candango

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Ceilandense faz o jogo dos desesperados

Desesperados, CFZ e Atlético Ceilandense enfrentam-se as 16h deste domingo (20), no Estádio Bezerrão, pelo fechamento da nona rodada do Candangão, tentando reverter o péssimo momento de ambos no campeonato. Na zona de degola desde o início da competição, o Alviceleste não outra alternativa a não ser vencer o rival, que é concorrente direto na fuga contra o rebaixamento. Já o time de Ceilândia também está com a corda no pescoço e terá no comando o técnico interino Marcos Soares. O treinador titular, Ricardo Antônio, está ausente para resolver problemas particulares.

A campanha dos dois times é bem parecida e os números mostram o porque de ambos estarem na zona de rebaixamento. Após oito jogos disputados, o CFZ soma apenas quatro pontos, com uma vitória, um empate e seis derrotas. Tem o segundo pior ataque, com oito gols marcados, e a pior defesa, que sofreu dezoito gols.

Com a mesma quantidade de jogos, o Ceilandense contabiliza cinco pontos, também venceu apenas uma única vez, empatou duas partidas e sofreu cinco derrotas. Tem o pior ataque do campeonato, com sete gols marcados, e a segunda pior defesa, vazada em quinze oportunidades.

A única vitória do CFZ neste Candangão aconteceu em 26 de janeiro, pela terceira rodada, quando, surpreendentemente, virou de forma espetacular para cima do Ceilândia, no estádio Bezerrão. O time de Toninho Kajuru perdia por 2 a 0, mas reagiu no segundo tempo e derrotou o Gato por 4 a 2.

Já o Dragão vem de quatro derrotas seguidas. O único triunfo dos Rubronegros aconteceu na segunda rodada, 1 a 0, diante do próprio CFZ, no estádio Abadião, em 20 de janeiro. O gol da partida foi marcado por Alcione aos 28 minutos da primeira etapa.




O rubronegro treinou a semana inteira e irá em busca da vitória que pode lhe salvar do rebaixamento no Candangão. A novidade fica por conta do retorno do goleiro Osmair, recuperado de lesão. “Estou muito ansioso para voltar, especialmente para ajudar o time a sair dessa situação constrangedora. Ainda não estou 100% curado, mas a vontade de jogar é maior que tudo e essa é a hora do sacrifício”, conta o goleiro.

O técnico interino Marcos Soares afirma que o time está pronto. “Treinamos várias opções na semana e fiquei muito satisfeito com o resultado de todo o grupo, tanto os titulares quanto os reservas”.

As únicas dúvidas do técnico são Thiago Eciene e Valdo. Os atletas podem ser poupados por cansaço. “Mas isso só se definirá na hora do jogo”, explica Marcos. O técnico ressaltou, ainda, que o foco principal da equipe é sair da zona de rebaixamento, para depois começar a pensar em G4 e classificação.



CFZ x Ceilandense - 20/02/11 - domingo - 16h00 - estádio Bezerrão (Gama)




Ceilândia não reage

Pela 2ª rodada do returno do Candangão, o Brasília recebeu o Ceilândia, no estádio Rorizão, nesse sábado. A monótona e truncada partida não saiu do 0x0 para decepção dos torcedores. Apesar da ausência de gols e a abundância de faltas e cartões amarelos, o jogo foi equilibrado. Com o resultado os times permaneceram exatamente na mesma posição em que se encontravam na tabela de classificação. O Brasília segue em sexto, agora com oitos pontos, enquanto o Ceilândia ocupa quinta posição com quatro pontos a mais.


Fonte: Esporte Candango aqui e aqui

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Horário de verão acaba no fim deste sábado

Quem gosta de dormir uma horinha a mais já tem motivo para comemorar. Neste domingo, à meia noite, o horário de verão chega ao fim e os brasileiros que vivem em dez estados e no Distrito terão de atrasar o relógio em uma hora. O horário de verão começou no dia 17 de outubro e teve a duração de 127 dias. A Companhia Energética de Brasília (CEB) estima que ele tenha gerado uma redução média de 0,5% no consumo total de energia do DF, o que representa a economia de 2.290 Megawatts – equivalente à economia de 30% dos gastos de energia elétrica de Brazlândia. Segundo a CEB, no horário de pico, entre 18h e 21h, a redução da demanda pode ter chegado a 3,4%.

Mas no corpo, a mudança de horário pode atrapalhar na regulação do organismo. De acordo com a professora de Educação Física da Universidade de Brasília (UnB), Keila Fontana, existem hormônios que são diretamente ligados à luminosidade, ou seja, ao claro e ao escuro. “São hormônios do sono, do metabolismo. Se nos antecipamos em uma hora podemos atrapalhar o bom funcionamento do organismo e vai ser necessário um tempo de adaptação do corpo, que é por volta de 30 dias. Por isso que a maioria diz que quando consegue se acostumar, o horário acaba”, explicou.

No entanto, para a professora, é mais fácil a saída do horário de verão do que a entrada. “Como estamos antecipados, a adaptação vai ser mais tranquila”, disse. Segundo ela, há dois cronotipos extremos, que são as pessoas matutinas – que dormem cedo e acordam cedo – e as vespertinas, que só funcionam da tarde para a noite. Com o horário de verão, quem acaba sofrendo mais é quem tem dificuldades de acordar cedo. “Precisamos analisar se a economia de energia compensa o custo biológico, porque essas mudanças são muito complexas e geralmente há sofrimento, principalmente para quem tem que levantar muito cedo todos os dias”, ressaltou.

A arte-finalista Chayene Rosa, 25 anos, concorda com esse ponto de vista. “As pessoas acordam no meio da noite para irem trabalhar, quando chegam em casa, o dia ainda está claro e por isso não dormem cedo por não perceber o horário passar”, comentou.

O horário de verão não é aplicado nas regiões Norte e Nordeste em virtude do ganho considerado pequeno, segundo dados do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). No Brasil, essa mudança foi instituída pela primeira vez no verão entre 1931 e 1932 pelo então presidente Getúlio Vargas e durou quase metade do ano. Atualmente, vários países fazem mudança no horário convencional para aproveitar melhor a luminosidade do verão.

Em 2008 o governo federal estabeleceu datas fixas para o início e término do horário de verão no País: começa sempre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de Carnaval, o final do horário de verão é transferido para o domingo seguinte.



Para ler na íntegra, visite o site da fonte.


Fonte: Tribuna do Brasil

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Operação contra tráfico de drogas

Um mês de monitoramento para identificar o tráfico de drogas na região da QNN 3, em Ceilândia Norte, a Coordenação de Repressão a Drogas (Cord) da Polícia Civil prendeu, hoje, três homens e apreendeu um adolescente de 17 anos. Sete pessoas que compravam drogas foram detidas, prestaram depoimento e foram liberadas após assinarem um termo circunstanciado.

Nesses dias da Operação Pente-Fino, os policiais descobriram que os traficantes usavam o entulho e o lixo acumulados para esconder as porções de entorpecentes e até mesmo para fazer as negociações. Mais de cem policiais trabalharam na operação, cumprindo 16 mandados de busca e apreensão. Nas buscas foram apreendidos 350 gramas de crack, equivale a aproximadamente mil pedras, normalmente vendidas por R$ 3 a R$ 10, além de porções de maconha, merla, cocaína, dez comprimidos de Rohypnol e R$ 640 provenientes do tráfico.

Segundo o delegado da Cord, Luiz Alexandre Gratão Fernandes, os traficantes chegavam a ameaçavam os garis para não retirarem o lixo, de modo a facilitar o esconderijo dos entorpecentes.
Na manhã de hoje, funcionários da Administração de Ceilândia, com escolta da PC-DF, foram à região retirar o entulho.

O delegado disse que a operação vai continuar e que os presos de hoje são os pequenos traficantes, sendo a intenção prender os maiores. A área é considerada um 'ponto quente', caracterizado como um dos maiores pontos do tráfico no Distrito Federal.

Foram presos Claudionor Antonio de Freitas, 36 anos, Renato Barbosa de Fonseca, 30 anos, Euclides Leonardo Ferreira, 18 anos. Os dois primeiros têm passagem por tráfico de drogas. Eles vão responder por tráfico de drogas e se condenados podem pegar de 5 a 15 anos de reclusão.



Fonte: Jornal Coletivo

Nova praça na cidade

A comunidade da Guariroba ganhou uma Praça Modelo, um espaço de lazer para todas as idades. Localizada na EQNN 6/8, a praça fica em frente à Escola Classe 22 e será inaugurada neste sábado, dia 19, exatamente um mês depois do lançamento oficial das obras. Construída pela Secretaria de Obras e Novacap, a praça será liberada para população às 10h30.

No local foram instalados um Ponto de Encontro Comunitário – espaço que reúne equipamentos de ginástica e bancos de madeira –, quadra de vôlei de areia, um campo de futebol, playground e uma praça de convivência com mesas e bancos de madeira. Os moradores vão ganhar, ainda, uma Quadra Poliesportiva totalmente renovada, com alambrado reformado e pintura.

Novas calçadas foram construídas e o piso foi totalmente recuperado. Um projeto paisagístico deu um charme especial à praça, onde foram plantadas várias espécies de plantas típicas do cerrado como ipês rosa (11) e roxo (8), angico farinha-seca (10), jacarandás-mimoso (6) e quaresmeiras (4).



Fonte: ClicaBrasília e Correio Braziliense

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Imagem: o centro de Ceilândia continua lindo...

A imagem a seguir foi mostrada em um telejornal local da cidade. Fizeram a pergunta: Onde está a fiscalização da cidade?



Fonte: Rede Globo

Falsificação de produtos de beleza

Uma fábrica clandestina de cosméticos foi fechado pela polícia na QNP 30, no setor P Sul da Ceilândia. Segundo informações, 60 litros de formol, cremes, xampus, 500 embalagens vazias e rótulos foram apreendidos.

Ainda de acordo com as informações, o grupo adulterava os cosméticos e falsificava os rótulos com código de barras e número de autorização da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). A polícia prendeu três pessoas envolvidas no esquema. Eles atuavam há, no mínimo, um ano e meio. Os produtos eram vendidos para salões de Samambaia, Taguatinga Norte e Ceilândia.

A polícia acredita que o formol era fornecido por funerárias.



Fonte: ClicaBrasília

Adelson continua no Ceilândia

A reunião para amenizar a crise no Ceilândia durou três longas horas mas a diretoria do clube chegou a uma decisão. O técnico Adelson de Almeida permanece a frente do Gato Preto para tentar a recuperação da equipe no Candangão 2011. É única competição que restou após a eliminação na Copa do Brasil para o Caxias nesta quarta-feira (16/2), ao perder por 5 a 0 no Abadião.

Adelson deixou o cargo de treinador do time a disposição do presidente e irmão, Ari de Almeida, logo após a goleada. Este gesto também se motiva no fato do Ceilândia estar fora do G4 no Estadual, dois pontos atrás do quarto colocado, o Formosa Bosque.

Apesar do momento ruim, os diretores e o técnico do clube concordaram que a melhor decisão seria pela permanência de Adelson. "Meu irmão (o presidente Ari) conversou comigo, pediu para eu continuar e até me deu carta branca para fazer mudanças no elenco. Só não posso mandar ninguem embora ainda pois tenho que ver como está o mercado hoje", declarou o treinador.

Sobre os maus resultados, Adelson revelou que este foi um dos pontos discutidos na reunião desta quinta-feira (17/2), ainda que não saibam dizer o que leva o time a esta fase negativa. "O ambiente é bom, salários pagos rigorosamente em dia. Só o que nos falta é a parte psicologica, que caiu desde a derrota para o CFZ por 4 a 2. Não penso em psicólogo porque precisamos de um resultado imediato, e não a longo prazo", comentou.

O próximo desafio do Gato Preto é contra um time que também sofre pela posição na tabela: o Brasília, às 17h deste sábado (19/2), no estádio Rorizão, em Samambaia.



Brasília x Ceilândia - 19/02/11 - sábado - 17h00 - estádio Rorizão (Samambaia)


Fonte: Correio Braziliense

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Ceilândia dá vexame e põe até a classificação do Candangão em xeque

O Ceilândia recebeu os gaúchos do Caxias do Sul, nesta quarta-feira, pela primeira fase da Copa do Brasil 2011 e foi goleado por impiedosos 5x0, deixando clara a fragilidade do time dirigido por Adelson de Almeida, que foi campeão do DF em 2010 e vem fazendo uma campanha modesta esse ano. O time Grená, que avançou para as quartas-de-final do Gauchão, gastou trinta minutos da primeira etapa para liquidar o adversário, com gols de Neto, Pedro Henrique, Éverton e Lima, duas vezes, garantindo, assim, a vaga na próxima etapa da competição, já que pela regra uma vitória fora de casa por dois gols de diferença dispensa o jogo de volta.


Fonte: Esporte Candango

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Ceilândia estreia na Copa do Brasil

O Ceilândia fará sua estreia na Copa do Brasil nesta quarta-feira, diante do Caxias-RS. O atual campeão do Distrito Federal é comandado pelo técnico Adelson de Almeida e nesta temporada tem feito uma campanha irregular no Candangão. Atualmente, o time ocupa ama modesta quinta colocação, com 11 pontos, e não vence há cinco jogos.

No ultimo jogo válido pelo Campeonato Brasiliense de Futebol, o Ceilândia apenas empatou em 2x2 com o Formosa-GO, jogando diante da torcida. Na ocasião, três novos reforços vindos do futebol do Rio de Janeiro foram apresentados para a disputa da Copa do Brasil, assim como para o restante do Candangão.

O mais conhecidos deles é o meia Jorginho Paulista, que passou por grandes clubes do futebol brasileiro e internacional. O último clube defendido pelo atleta foi o Boa Vista do Rio de Janeiro e agora chega ao DF com status de salvador da pátria alvinegra. “Estou bastante motivado para mostrar meu futebol aqui no Ceilândia, vivo um bom momento na carreira e espero corresponder”, expressou o atleta logo após o empate diante do Formosa.

O volante Goeber , 28 anos, com passagens por Flamengo, Gama, Brasiliense e Guarani, é outro outro que quer re-encontrar o seu bom futebol no campos do DF. O atleta estava na Cabofriense e se destacou nos últimos dias por ter feito dois gols contra em uma partida quando defendia a equipe carioca.

O outro que vai se juntar a Dimba e Allan Delon, é o zagueiro Pedrão, oriundo do Tigres-RJ. O atleta desembarcou com o pé direito nos gramados de Brasília, pois logo no jogo de estreia, contra Formosa, marcou seu primeiro gol com a camisa do Gato Preto.



Ceilândia x Caxias-RS - 16/02/11 - quarta-feira - 17h00 - estádio Abadião (Guariroba)


Fonte: Esporte Candango

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Ceilandense agora lutará contra o rebaixamento

O Gama venceu a Ceilandense neste domingo por 4 a 2 e agora se prepara para o clássico contra o Brasiliense, marcado para sabado, às 17h, no Bezerrão. O triunfo conquistado fora de casa (Abadião) garantiu a vice-liderança do Candangão para o alviverde, cinco pontos atrás do Jacaré.


A Ceilandense, apartir deste resultado, luta contra o temível rebaixamento para a Segunda Divisão do Candangão. A equipe de Ceilândia continua em penúltimo lugar na competição.


Fonte: Correio Braziliense

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Grande Ceilândia

Prestes a completar 40 anos em março, Ceilândia briga para conquistar em definitivo seu lugar na economia local e ser tratada em pé de igualdade com a quase irmã gêmea Taguatinga. Muito próximas e parecidas no urbanismo, as regiões administrativas chegam a emendar em alguns pontos, como na Avenida Hélio Prates. Com moradores de renda superior, a vizinha se impôs com comércio e serviços pujantes, consolidando-se como local atrativo para investimentos. Tem hotéis de grandes redes nacionais, dois shoppings e uma universidade conceituada. Os ceilandenses, entretanto, sabem de seu potencial e não querem ficar para trás. Eles ganham menos, mas são em maior número e gostam de consumir. Nos últimos anos, o setor privado da cidade mais populosa do DF ( veja quadro) tem trabalhado para impulsionar a atividade econômica.

Segundo os únicos dados oficiais, fornecidos em 2004 pela Companhia de Desenvolvimento do Planalto (Codeplan), a renda média em Ceilândia é de 4,7 salários mínimos por domicílio e de 1,2 por morador. A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ceilândia (Acic) acredita que os números podem ser mantidos para os dias atuais, com pequena oscilação. Mas a entidade destaca que o poder de compra dos cidadãos cresceu de lá para cá. Há seis anos, o mínimo era de R$ 240. Hoje, é de R$ 540. Aumentou 125% nominalmente e teve 52% de alta real, descontada a inflação do período medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Sabe essa história de que 30 milhões de pessoas ascenderam à classe média no Brasil nos últimos oito anos, e a classe C se tornou a mais numerosa do país? Ceilândia é a cidade que mais representa a materialização disso”, afirma Clemilton Saraiva, presidente da Acic, referindo-se a pesquisa divulgada em 2010 pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Saraiva diz que investidores do DF e de outras unidades da Federação reconhecem a força do mercado consumidor na região. No entanto, segundo ele, muitas vezes, é necessário pressionar o poder público a fim de garantir melhorias.




Ele cita como exemplo a construção da DF-459, via de ligação entre Ceilândia e Samambaia. A pista é considerada de importância estratégica, já que permitirá aos ceilandenses ter acesso direto à BR-060, que vai para Goiânia e São Paulo, e unirá três grandes polos econômicos: Taguatinga, Ceilândia e Samambaia. A ordem de serviço para que o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) iniciasse as obras no local foi assinada em 2007, mas a execução dos serviços começou somente em 2008. A entrega estava prevista para a metade de 2010, mas a crise política impediu o cumprimento do prazo. A pista está em fase de conclusão. Embora faltem ajustes, ela já é utilizada pelos motoristas.

Segundo Clemilton Saraiva, a notícia de que a estrada seria construída atraiu investimentos e ações que beneficiaram a cidade. O Instituto de Ensino Superior de Brasília (Iesb) inaugurou um câmpus em Ceilândia Norte em março de 2010, na QNN 31, área próxima à pista. A faculdade, que no Plano Piloto mantém unidades na Asa Norte e Asa Sul, oferece 14 cursos na região administrativa. Uma concessionária de veículos — a primeira da cidade — também abriu as portas nas proximidades.

A Universidade de Brasília (UnB) tem igualmente um câmpus em Ceilândia Norte, provisoriamente ambientado no Centro de Ensino Médio 4, ao lado da Estação de Metrô Guariroba. A intenção é que as cinco graduações oferecidas, todas na área da saúde, atendam à população de 13 cidades próximas do DF e Entorno. “Tudo isso valoriza nossa região”, afirma Saraiva.

Além da área próxima à nova pista, outros pontos têm sido focos de crescimento. A cadeia de lojas Marisa abriu uma unidade na região central em dezembro último. A cidade ganhou ainda no ano passado a rede atacadista de alimentos Assaí, do Grupo Pão de Açúcar, que em 2006 havia inaugurado uma unidade do Hipermercado Extra. Empreendimentos imobiliários são outra marca de Ceilândia, que tem mais de 3,5 mil apartamentos em construção ou à venda. As cinco estações de metrô são um atrativo para as empreiteiras.





Os segmentos de serviço e comércio são os mais presentes. Lojas, escritórios de advocacia, cabeleireiros e cartórios representam a maior parte da economia da cidade. A estimativa da Acic é de que existam 7,8 mil estabelecimentos do tipo. Mas também há espaço para a indústria. “É um dos principais polos do DF. As maiores fábricas são de pré-moldados, alimentos e móveis”, afirma Antônio Rocha, presidente da Federação das Indústrias de Brasília (Fibra). Atualmente, há 1,2 mil empreendimentos industriais funcionando e 100 em implantação.

Nascida em Taguatinga, mas moradora de Ceilândia há 20 anos, a recepcionista Tatiana Paula Rita, 27 anos, diz que as mudanças na dinâmica da cidade são sensíveis. “O comércio cresceu, dá oportunidade de emprego, tem câmpus da UnB. Perdeu a característica de lugar para dormitório”, opinou, durante uma tarde de compras nas Lojas Americanas com a filha Maria Elisa Rita Benjamin, 10 anos, e o marido, William Castro Alves da Silva, 23.

A reivindicação atual dos moradores e dos empresários de Ceilândia é um shopping para a região administrativa. Grupos do DF já se comprometeram com o empreendimento, mas os projetos não saíram do papel. Integrantes da Acic prometem este ano, ir à Associação Brasileira de Shopping Centers para captar investidores.





Pelo fato de Ceilândia tratar-se de uma cidade histórica, o tradicional tem que conviver com o novo em suas ruas. A região administrativa nasceu em 1971, quando a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) criou a Campanha de Erradicação de Invasões (CEI). O intuito era receber habitantes que montavam barracos em todo o DF.

Aos poucos, o ajuntamento de moradores foi transformando-se em cidade, com sua dinâmica própria. Uma marca registrada dos primeiros tempos permanece até hoje sob nova roupagem: as feiras. Ceilândia conta, hoje em dia, com sete feiras permanentes, a maior quantidade em todo o DF. Em 2007, algumas delas receberam ambulantes após uma operação para erradicar o comércio informal de rua, que abarrotava as calçadas. O centro de compras mais famoso é a Feira Central, atrás da caixa d’água, repleta de pioneiros.

Um deles é dona Maria do Socorro Pires, 81 anos. Proprietária de uma banca que vende panelas, ferragens, e utensílios de plástico, ela é vendedora da Feira Central de Ceilândia desde 1972. Recorda-se da época em que não haviam os boxes hoje existentes, e era necessário chegar com a mercadoria todos os dias de carro. “A gente armava a barraca para desarmar no fim do dia. Era sofrido. Hoje é melhor, fica tudo guardadinho”, conta. Uma outra mudança é que, atualmente, dona Socorro é uma comerciante legalizada. Paga taxa de condomínio à Associação dos Feirantes e recolhe impostos via Simples Candango. “A gente não tem medo de ninguém, porque está tudo direito”, diz.

Os problemas de ser pequeno comerciante em Ceilândia dos tempos modernos são outros. “A concorrência aumentou muito conforme a cidade cresceu”, diz dona Socorro. Ela relata ainda que os empresários da área central muitas vezes são vítimas de roubos, e que, embora o grosso dos ambulantes tenha sido removido em 2007, muitos vendedores informais ainda circulam pela cidade.



Fonte: Correio Braziliense

sábado, 12 de fevereiro de 2011

O Ceilândia vacila no Candangão

O Ceilândia tropeçou novamente jogando no Abadião jogando contra o Bosque Luziânia. O atual campeão, mesmo atuando como mandante, saiu atrás, quando Farina abriu o placar aos 12 minutos, mas Pedrão deixou tudo igual aos 31, ainda no primeiro tempo. Na etapa final, Cassius virou o placar, aos 14, mas Farina deixou tudo igual aos 47.

Dessa forma, o Formosa (Bosque) - representante goiano -, permaneceu na segunda colocação do Estadual, com 13 pontos. O terceiro colocado é o próprio Ceilândia, com 11, mas com outros jogos para fechar a 8ª rodada.




Ceilandense enfrenta o Gama

Com apenas cinco pontos ganhos, a equipe ceilandense precisa desesperadamente conquistar todos os pontos possíveis para escapar da degola ou ainda pensar na classificação para a próxima fase.


Ceilandense x Gama - 13/02/11 - domingo - 17h00 - estádio Abadião (Guariroba)


Fonte: Futebol Interior

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Obra de supermercado vai ao chão

Pela segunda vez em cinco meses uma força tarefa de órgãos do GDF realiza a derrubada de um supermercado da rede Tatico no setor P Norte, em Ceilândia. Cerca de 303 agentes da coordenada pela Subsecretaria de Defesa do Solo e da Água (Sudesa) e composta pela Secretaria de Ordem Pública e Social (Seops), Polícia Militar, Polícia Civil, Agência de Fiscalização (Agefis), Novacap, Coordenaria das Cidades, Corpo de Bombeiros, Companhia de Saneamento Básico do DF (Caesb), Companhia Energética de Brasília (CEB) e pelo Departamento de Trânsito (Detran) estão no local.

A autorização, segundo o diretor de fiscalização da Agefis, José Aírton Lira, era para que 128 m² fossem erguidos. No entanto, foi constatado que 5,4 mil m² estavam construídos ilegalmente. "Nós já viemos e fizemos a demolição pelos mesmos motivos em novembro de 2010. Depois uma liminar foi expedida e eles reconstruíram tudo. Nós conseguimos derrubar a liminar e agora voltamos aqui para demolir toda a invasão de área pública", explicou.

O Corpo de Bombeiro retirou os botijões de gás para evitar uma explosão e uma área de segurança foi demarcada para garantir a segurança dos vizinhos durante toda a operação. Além disso a parte de alvenaria já foi retirada e, no período da tarde, a estrutura de ferro será retirada. Ao contrário do que ocorreu em novembro, não há resistência de moradores e proprietários. Na época uma mobilização foi feita por alguns vizinhos que seriam prováveis funcionários do supermercado para tentar evitar a ação. Desta vez Abadia Tatico, filho do proprietário, recebeu a notificação com antecedência e estava ciente da demolição.

Vinte e oito caminhões e tratores vão fazer o carregamento de todo o material derrubado. "É um processo demorado, tendo em vista o tamanho desta invasão. Nós devemos ficar aqui até o final da tarde para concluir a ação. Nossos homens trabalham com tranquilidade para concluir o processo sem nenhum tipo de problema", disse Aírton Lira.



Fonte: Correio Braziliense e Rede Globo

Novidades no Ceilândia

O atual campeão candango de futebol, o Ceilândia, que ocupa a quinta posição do Candangão 2011 traz dois reforços para voltar a brilhar entre os primeiros da competição candanga. São eles: lateral esquerdo Jorginho Paulista, que completa 31 anos neste dia 20 de fevereiro, além do volante Goeber, que se destacou no Gama, Brasiliense, Flamengo e outros clubes brasileiros.



Jorginho Paulista já tem seu nome constando no Boletim Informativo Diário (BID) e poderá ser utilizado neste sábado, diante do Formosa-GO. Já o volante Goeber deve se apresentar nesta sexta-feira. Já Fredson, que passou por São Paulo, consta como rescisão de contrato com o time do Gato Ceilândia.

O Ceilândia ocupa a quinta posição do Candangão 2011, com 10 pontos ganhos. Enfrenta no sábado, um adversário direto que é o Formosa-GO, que tem 12 pontos ganhos.



Ceilândia x Bosque - 12/02/10 - sábado - 17h00 - estádio Abadião (Guariroba)


Fonte: Futebol Interior

Dados de Ceilândia segundo a Codeplan

Cresce em Ceilândia o número de casas chefiadas por mulheres. Os lares em que elas assumiram o comando saltaram de 24,1%, em 2000, para 34,2% do total, no ano passado. A Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad) da cidade mais populosa do Distrito Federal, divulgada ontem pela Companhia de Planejamento (Codeplan), mostra como sem a presença do homem, moradoras precisaram se virar, na última década, para garantir o sustento da família. Até o fim deste ano, informações socioeconômicas das 30 regiões administrativas devem ser levantadas.

As mulheres representam 52% dos 398.374 habitantes de Ceilândia, cuja população avança 3,1% ao ano, ritmo mais acelerado do que os 2,3% da média do DF e do que os 1,23% do país. Metade já é nascida na cidade e 52% vivem ali há mais de 15 anos. A outra morava, principalmente, do Nordeste (32%) antes de desembarcar nas QNNs, QNMs e em setores como P Norte e P Sul. A pesquisa da Codeplan, realizada entre outubro e novembro de 2010, encontrou 106.037 domicílios na área urbana — 95,6% são casas. Sete em cada 10 residências são de propriedade dos moradores, quitadas ou em aquisição.





Mesmo com 44,7 mil moradores acima de 60 anos (11,2%), o perfil do ceilandense é jovem. A maior parte (27,1%) tem entre 25 e 39 anos. Quase 40% são casados, contra 30% de solteiros. Geane Brito dos Santos, 28 anos, ficou só quando engravidou da Eduarda, hoje com um ano de vida. Depois que o companheiro a deixou, a baiana de Barreiras, a 620km de Brasília, teve de fazer o próprio dinheiro. Trabalhou de babá, de auxiliar de escritório e ajudou os pais a comprar um lote no condomínio Sol Nascente, onde vive com a filha. A casa possui mais de cinco cômodos, como 74,7% dos domicílios da cidade.

A televisão da sala foi Geane quem comprou, assim como o notebook, um bem presente em 12,7% dos lares ceilandenses. “Você conhece os homens, né? Não são uma coisa 100% segura. Não dá para confiar neles sempre”, comentou a jovem, que está no último semestre do curso de pedagogia, pago do próprio bolso. “Aprendi a conquistar minhas coisas, com ou sem homem”, completou. Entre 2004 e 2010, a internet chegou à casa de Geane no Sol Nascente e a 37% das casas de Ceilândia. Ar-condicionado existe somente em 1,2% do total. “Isso é coisa de gente chique”, disse Geane.





O levantamento revelou que, apesar dos ganhos sociais, Ceilândia tem muito a avançar em relação à renda e à escolaridade da população. A maioria dos habitantes (36,4%) não concluiu o ensino fundamental. O ganho mensal médio per capita não passa de R$ 604. “Para elevar a renda, o governo precisará investir mais em educação”, avaliou o presidente da Codeplan, Miguel Lucena. “A situação ainda é precária. Cerca de 37% ganham até dois salários mínimos”, acrescentou Júlio Miragaya, diretor de Gestão de Informações da autarquia.

Nos últimos seis anos, porém, o mercado de trabalho na maior cidade do DF ampliou a oferta de vagas. “Ceilândia absorve um terço dos empregados”, ressaltou a coordenadora da Pdad, Iraci Moreira Peixoto. O comércio é a atividade de 33,3% dos moradores.

Rosilda Pereira Cavalcante, 39 anos, sobrevive do lucro do salão de beleza instalado ao lado de casa, no P Sul. Há dois anos, o marido foi embora e ela precisou redobrar o esforço para cuidar do casal de filhos, de 20 anos e 22 anos. “Eles ainda não trabalham. É muito peso em cima de uma pessoa só”, desabafou.

Ela nasceu no Piauí, estado de origem de 7,7% dos ceilandenses. Cresceu na cidade e, com o ofício de cabeleireira, montou a casa de sala, cozinha, três quartos e três banheiros onde vive com os filhos. “É financiada, mas estou pagando.” Longe dos condomínios à espera de regularização, Rosilda mora na Ceilândia bem estruturada: com água potável, rede de esgoto, rua asfaltada, iluminação pública e rede de água pluvial. A comerciante anda de carro, como 51,6% da população, e tem aparelho de DVD, encontrado em 77,4% das casas.



Fonte: Correio Braziliense, Rede Globo e Tribuna do Brasil

Granizo e forte chuva ataca escolas

A forte chuva que caiu na tarde desta quinta-feira (10/2) causou prejuízos em seis escolas de Ceilândia. No caso mais grave, no centro de Ensino Fundamental 25, no P Norte, a água derrubou dois muros e inundou salas, biblioteca e a cozinha. Toda a merenda escolar foi perdida. Livros ficaram cobertos de lama e os computadores estragaram.

Os muros também foram ao chão nas Escolas Classe 31 e 55. A Escola Classe 21 e o Centro de Ensino Médio 2 ficaram alagados. E o Centro de Ensino de Línguas Estrangeiras teve o telhado levantado.

A secretária de Educação, Regina Vinhaes, junto com uma equipe de engenheiros do Governo do Distrito Federal (GDF), visitaram as escolas para avaliar os prejuízos.



Fonte: Correio Braziliense e ClicaBrasília

Jogo do bicho impera na cidade

Uma operação contra o jogo do bicho prendeu seis pessoas em Ceilândia na última quarta-feira (09). Segundo informações, eles chegavam a ganhar R$ 1 milhão por semana. Mais de R$ 4.600 em cheques e dinheiro foram encontrados, além das máquinas eletrônicas utilizadas para os jogos. Os presos teriam admitido que os jogos aconteciam há pelo menos um ano.


Para mais visite o link da fonte.


Fonte: ClicaBrasília e Rede Record

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Áreas ficarão sem água

O fornecimento de água será suspenso, na quinta-feira (10), das 7h30 às 14h30, nas seguintes localidades de Ceilândia: QNN 1, 2, 3, 4 (Conj, A, C, E, G, I, K, M, O), 5, 7, 9, 13, 15, 23, 25, 31, 33; QNM 1 a 6, 8, 10 a 33; CNM 1 e 2, parte do Hospital Regional da Ceilândia e Corpo de Bombeiros. Segundo informações da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), o motivo é a manutenção preventiva no sistema de abastecimento de água. Mais informações pelo número 115.


Fonte: Jornal Coletivo e Rede Globo

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Imagem: Obras concluídas em 2010

Vila Olímpica Parque da Vaquejada, no P Norte




Kits "malhação" e "terceira idade" espalhados pela cidade




Nova fachada e telhados na Feira Central




A Praça do Trabalhador foi reformada, ganhou até nova iluminação (assim como parte de Ceilândia Sul)



Mas os muros já foram pichados...



Talvez se fizessem grafites...

Corpos de jovens são encontrados

Os bombeiros encontraram os corpos dos jovens que foram levados por uma tromba d´água em um córrego conhecido como Córrego da Coruja no Sol Nascente nesta segunda-feira (07). Os jovens estavam desaparecidos desde domingo (6).

O corpo de Marina Neves dos Santos, 11 anos, foi encontrado na manhã desta segunda-feira (7) por volta das 10h30. O corpo foi encontrado a 5 km de distância do local em que ela se afagou, quando medido pelo curso do rio, e 1,5 km por fora do local. Já o de Leonardo Alves Brito, 16 anos, foi localizado por volta das 14h e a 2,5 km de distância do corpo da menina, de acordo com os bombeiros.

No domingo (06), a garota, o rapaz, e a irmã da menina e também esposa de Brito, Raquel Neves dos Santos, 14 anos, tomavam banho no córrego quando começou a chover na nascente. Devido a grande quantidade de água, as duas foram carregadas pela água. Brito pulou no rio e conseguiu salvar Raquel, mas quando foi buscar Marina não conseguiu lutar contra a água e acabou se afagando com ela.



Fonte: ClicaBrasília e Correio Braziliense

Moradores pedem melhorias na cidade

O cachorro se esconde no meio do mato que não é cortado há muito tempo. Por toda Ceilândia, a cena se repete e a vegetação alta toma conta da cidade. Ema senhora fica com o mato na altura do peito.

“O mato muito alto serve de esconderijo para muitas coisas, entre elas os ratos e até ratazanas que são muitas e grandes. O próprio caso de saúde pública, que é a dengue. A gente não tem noção do que se encontra aí”, fala o comerciante Joel Martinho.

E é no meio do mato que o aposentado Amauri Prado encontra espaço para plantar árvores. “Fazer sombra e ficar bonito, também”, disse. Mas não vai ser fácil garantir vida às plantas. No meio da entrevista, um carroceiro chegou para descarregar entulho.

A placa com ameaça de multa é ignorada. No meio do terreno baldio, uma lagoa cercada de lixo, entulho e muita mosca. “Desde quando eu moro aqui tem este problema. Ninguém nunca resolve. A gente quer uma diversão perto e não tem. A única coisa que tem é lixo”, fala o brigadista Gerlam Gonçalves.

Em outra quadra, o terreno virou depósito de material de construção. Os moradores contam que o problema é antigo. “Há mais de 30 anos a gente tem este problema de poeira dentro da casa e nos olhos, de lama, do material deles que escorre na lama”, comenta o morador Sinval Pereira de Moura.

Os donos das lojas disseram que já pediram a administração para usar a área e aguardam um retorno. Com tanta sujeira, os bueiros acabam entupindo e na época de chuva é comum alagamentos pela cidade.

Nas ruas, muitos buracos e os motoristas têm que estar atentos para desviar de tantas armadilhas. Em uma pista a placa indica obras, mas já acabaram há um tempo. Mesmo assim, a via continua interditada. “Nós vemos que há seis meses está pronto e o cascalho que foi colocado para interditar a via é a própria chuva está levando. Conclusão, os bueiros estão entupindo”, diz um homem.

Bem ao lado fica a Praça da Bíblia que está em péssimo estado. Os moradores contam que o local serve de ponto de drogas, quando escurece, mas a segurança não falta somente à noite. A equipe flagrou ás 11h30 um grupo consumindo drogas em plena luz do dia a cem metros de um posto policial.

Os usuários nem se intimidaram. O consumo aconteceu bem ao lado de um garoto que solta pipa e de garis que limpam o local. Os policiais contam que com frequência prendem os chamados crackeiros, mas na delegacia, eles assinam um termo circunstanciado, são liberados e voltam ao mesmo local.

“Em cada esquina tem um usuário de droga e ninguém faz nada a respeito. Quer dizer, a perspectiva de vida aqui na Ceilândia, se continuar do jeito que está, vai ficar feia”, afirma o cabeleireiro Caudenir dos Santos Pereira.



Fonte: Rede Globo

Jovens podem ter sido arrastados pela água em córrego

Cerca de quatros integrantes do 1º Batalhão de Busca e Salvamento (1º BBS) do Corpo de Bombeiros reiniciaram, por volta das 6h40 desta segunda-feira (7/2), as buscas por duas pessoas desaparecidas desde domingo (6/2) em um córrego no Sol Nascente, próximo à QNP 11 do P Norte, em Ceilândia.

Segundo a Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade) do Corpo de Bombeiros, uma menina de 11 anos e um rapaz de 16 teriam sido carregados no córrego pela força d'água das chuvas. Para os bombeiros, uma tromba d'água teria se formado, provalvelmente, na cabeceira do córrego e descido em forma de enxurrada. O acidente teria acontecido por volta das 15h20.

A equipe voltou nesta manhã, após realizar buscas durante seis horas no domingo (6/2). Os bombeiros trabalharam em busca dos desaparecidos, mas por volta das 20h30, após não localizaram nada, suspenderam os trabalhos.



Fonte: Correio Braziliense e Rede Record

Ceilândia e Ceilandense continuam fora do G4

Em jogo válido pela última rodada do primeiro turno do Candangão, o Gama recebeu o Ceilândia, no estádio Bezerrão. A partida valia a segunda colocação do torneio, já que os rivais estavam empatados em números de pontos. Para o desespero das torcidas, os dois não saíram do zero, ainda viram o Bosque-GO bater a Ceilandense e se tornar o vice-líder da competição. Com o resultado, o Periquito caiu para terceiro, e o Gato Preto é apenas o quinto, atrás do Botafogo-DF. Todos estes 3 últimos somam dez pontos.

Para primeira rodada do segundo turno, o Ceilândia enfrentará a equipe do Bosque-GO, no estádio Abadião, sábado (12), as 17h. Já a Ceilandense receberá o Gama, também no Abadião e as 17h, mas do domingo (13).



Placar final:

Gama 0 x 0 Ceilândia

Bosque-GO 2 x 1 Ceilandense


Fonte: Esporte Candango aqui e aqui

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Ceilândia faz clássico contra o Gama

O maior campeão entre todos os que disputam a elite local na atualidade contra o vencedor da competição em 2010. Ambos estão com nove pontos, ainda não conseguiram convencer nesse Candangão e farão um dos confrontos mais importantes da sétima, e última, rodada do primeiro turno, às 17h desse domingo, no estádio Bezerrão. Com campanhas semelhantes e separados pelo saldo de gols, um dos rivais pode até se igualar ao líder, assim como os dois podem encerrar o final de semana fora do G4 .





Voltar vencer, essa é a maior preocupação do técnico Adelson de Almeida. Nos três últimos jogos, o Gato fez apenas dois pontos. Mas deve-se destacar que nesses confrontos o time sempre saiu na frente no placar e permitiu a virada, diante do CFZ, e o empate, contra Botafogo-DF e Brasiliense.

Adelson de Almeida destacou o equilíbrio técnico entre as equipes nessa primeira fase do Candangão, criticou o calendário e o apontou como o principal fator deste nivelamento. “Infelizmente com jogos no meio da semana não se consegue arrumar o time, nos estamos esgotados fisicamente. Por isso os times não rendem o esperado e passam a ser iguais”, pondera.

Para o jogo deste domingo, o goleiro Donizetti deve voltar ao time. Allan Delon permanece em tratamento médico, e segue como dúvida. O zagueiro Panda, que sentiu uma lesão na partida passada, é a única ausência confirmada pela comissão técnica. O volante Zé Ricarte volta ao time, após cumprir suspensão por cartão amarelo.

Outro que deve entrar na equipe é o atacante Cássius, na vaga de Allann Delon ou do ala Magrão, que tem sido utilizado no meio de campo. Caso se confirme, abriria uma vaga para Thiago Félix no ataque.




Ceilandense

Já a Ceilandense vai a Formosa enfrentar o Bosque-GO no mesmo dia e horário. O time ceilandense está na penúltima colocação e precisa vencer a sensação luziânia para se reerguer na competição e de qualquer maneira.



Gama x Ceilândia - 06/02/11 - domingo - 17h00 - estádio Bezerrão (Gama)

Bosque-GO x Ceilandense - 06/02/11 - domingo - 17h00 - estádio Diogão (Luziânia-GO)


Fonte: Esporte Candango

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Novo técnico na Ceilandense

Após a saída de Marquinhos Bahia do comando técnico da Ceilandense, o time anunciou, nessa sexta-feira, o nome do sucessor, que terá a árdua missão de tirar o rubronegro da zona de rebaixamento. Após seis rodadas, o time acumula uma vitória, dois empates e três derrotas e encontra-se estacionado nos cinco pontos desde a quarta rodada.

Ricardo Antônio trabalhou no futebol do DF no time do Ceilândia. Primeiro na condição de auxiliar-técnico de Mauro Fernandes e, posteriormente, de Marquinhos Bahia. Como treinador, ele dirigiu a garotada da base do alvinegro na Copa São Paulo de Júniores em 2008 e em 2009 comandou o time principal.

O primeiro desafio de Ricardo Antônio será no domingo (6), quando a Ceilandense visitará o Formosa-GO, no estádio Diogão, pela sétima rodada do candangão.



Fonte: Esporte Candango

Torre Digital vai demorar mais ainda

Com atraso de mais de um ano, a Torre de TV Digital de Brasília deve ser inaugurada em julho de 2011. A obra está em fase de conclusão da parte concreta, e terá quatro meses para a instalação de uma torre metálica. A empresa responsável pela nova torre de transmissão do DF, Mendes Junior Engenharia, afirma que a construção da parte metálica terá início em março e será entregue em junho.

Inicialmente prevista para ser inaugurada no aniversário de 50 anos de Brasília, no dia 21 de abril de 2010, a torre não foi concluída e, segundo a Secretaria de Obras do DF, para ficar pronta, ainda faltam 20%.

A Secretaria informou ainda que essa conclusão não significa término total. Depois de julho, quando toda a estrutura estiver concluída, as emissoras começam a instalação de equipamentos. Nesse período, as oito emissoras farão testes para retransmissão, o que deve levar mais tempo para que seja a torre digital de Brasília entre, de fato, em pleno funcionamento.

A diretora de edificações da Novacap, Maruska Holanda informou que a conclusão da obra será mesmo em julho e, a partir daí, caberá às emissoras a instalação dos equipamentos para a transmissão digital no Distrito Federal.

Sobre o atraso na entrega, a diretora diz que ocorreu um equívoco com as datas. "Na verdade, essa (inauguração no aniversário de 50 anos da capital) foi uma vontade política, porém, era muito serviço para pouco tempo", conta a diretora.



Fonte: ClicaBrasília

Inscrições Miss Ceilândia 2011

Estarão abertas até 28 de Fevereiro as inscrições para o Concurso Miss Ceilândia, que escolherá a representante da cidade no Miss Distrito Federal 2011. As candidatas devem ser solteiras, sem filhos e ter entre 18 e 24 anos de idade. As interessadas devem se dirigir à ASCOM (Assessoria de Comunicação) da Administração Regional de Ceilândia (QNM 13 – Área Especial – Ceilândia Sul).

No ato da inscrição é necessário preencher um formulário, apresentar uma foto de corpo inteiro, cópia da Carteira de Identidade e fazer a doação de 1 Kg de alimento não perecível.


Informações: 3471-9834
e-mail: missceilandia2011@gmail.com



Fonte: Correio Braziliense

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Temporal derruba postes

Dois postes caíram em Ceilândia, por volta das 15h desta quinta-feira (3) por causa da chuva forte.

Segundo informações do Centro Integrado de Atendimento e Despacho do Corpo de Bombeiros (Ciade), em uma construção ao lado da quadra QNM 17, próximo a Ceilândia Centro, pedreiros teriam cavado excessivamente o terreno que ficou alagado com a forte chuva. No local o terreno foi prejudicado, amolecendo por causa da quantidade da águas, o que provocou a queda de um dos postes.

A queda do poste fez com que um cano da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) estourasse, provocando consequentemente a queda do outro poste. Os dois postes caíram mas ninguém ficou ferido, de acordo com os bombeiros.

Parte de Ceilândia Sul ficou sem abastecimento de energia elétrica. O Corpo de Bombeiros alertou para a ocorrência deste tipo de acidente que aconteceu por causa da imprudência dos engenheiros.



Fonte: ClicaBrasília

Marquinhos Bahia deixa a Ceilandense

Vice-lanterna do Campeonato Candango e com o pior ataque do torneio, a Ceilandense vem decepcionando na edição 2011, depois de fazer uma boa campanha no ano passado, quando se classificou para o quadrangular final da competição. A péssima fase sobrou para quem? O treinador. Isso mesmo. Marquinhos Bahia não é mais o técnico da rubro-negra de Ceilândia.

Após a virada sofrida diante do Botafogo-DF, por 2 a 1, Bahia teve uma reunião particular com o presidente do clube, Marcelo Cruz, mais conhecido como Marcelo da Adega, pedindo mudanças. "Mudava a comissão técnica ou boa parte desse elenco. É mais fácil mudar o comando. Então eu deixei o Marcelo, que é meu amigo, à disposição", avisou Bahia. Ele garante não ter propostas para assumir outro clube.

Mesmo com essa declaração, Bahia fez questão de exaltar os jogadores. "Tanto eu como o presidente estamos chateados. Isso porque o time tem qualidade, mas a bola não quer entrar. Temos estrutura, mas não deu liga. E faltou um algo a mais, que é dar liga. Talvez chegando um novo treinador, a Ceilandense pode chegar até mesmo ao G-4", aposta Marquinhos Bahia.



Fonte: Correio Braziliense

A Ceilandense afunda

Num jogo acirrado entre Atlético Ceilandense e Botafogo-DF, o alvinegro levou a melhor e ganhou por 2x1, em pleno estádio Abadião, nessa quarta-feira (2). Com gols de Clein e Rafinha para o Botafogo e Thiago Eciene para o Ceilandense, a partida foi equilibrada, no melhor estilo matar ou morrer.

Antes da bola rolar as equipes estavam em situação similar na competição, entre o G4 e a zona de rebaixamento. E se deu melhor nessa o Botafogo, que está empatado com Gama, Formosa-GO e Ceilândia nos nove pontos, mas com alguma vantagem nos critérios de desempate, e ocupa o quarto lugar. Já a Ceilandense amarga a zona de rebaixamento, com cinco pontos.

Marquinhos Bahia, técnico da Ceilandense, estava desolado. “Essa derrota dificultou nossa intenção de fechar o primeiro turno entre os quatro melhores. Faltou espírito e alma nos jogadores”, desabafou.

O autor do único gol rubronegro na partida, Thiago Eciene concordou com seu treinador. “Se a Ceilandense quiser alguma coisa nesse campeonato vai ter que vencer em Formosa. Senão a briga vai ser para não cair”, assumiu o jogador.

E a vitória contra o Formosa no estádio Diogão não vai ser fácil. O time goiano vem de uma vitória fora de casa e está entre os melhores na classificação. O confronto acontece no domingo (6), às 17h.



Fonte: Esporte Candango

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Empate muito ruim

Sob um Sol abrasador de mais de 31ºC, Ceilândia e Brasiliense reviveram, na tarde desta quarta-feira (2), as emoções da final do Candangão 2010, em que o Gato Preto se sagrou campeão em cima do Jacaré. Mas o forte calor que esquentou o ânimo dos jogadores não foi suficiente para dar a vitória a nenhum dos dois times. Num confronto repleto de faltas e cartões, o empate em 1 a 1 não agradou a ninguém no Abadião.


Fonte: Correio Braziliense

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Ceilândia x Brasiliense_Ceilandense x Botafogo

Ceilândia e Brasiliense abrem a rodada dupla desta quarta-feira, no estádio Abadião, em partida válida pela 6° rodada do Candangão 2011. O jogo marca o reencontro dos times que decidiram a competição no ano passado, quando o Gato Preto conquistou seu primeiro titulo da primeira divisão candanga, sobre o rival amarelo. Líder isolado da competição, o Jacaré chega com a moral elevada após o a vitória convincente sobre a Ceilandense, na ultimo final de semana. Há dois jogos sem vencer, e com seus principais jogadores com problemas de lesão, o Ceilândia aposta na força do conjunto para voltar ao topo da tabela.




Ceilândia

O inicio de temporada desgastante com jogos no meio de semana não poupou os jogadores do Ceilândia do desgaste físico, mesmo o time tendo iniciado a preparação para o Candangão ainda em 2010. “Os jogos são bastante corridos, acabamos as partidas esgotados fisicamente”, desabafou o volante Zé Ricarte, um dos pulmões do alvinegro, após o jogo contra o Botafogo.

Nessa temporada, quatro jogadores do elenco desfalcaram o time por conta de lesões. O ultimo foi o meia Allan Delon , que deixou o gramado aos 5 minutos da partida passada, com dores musculares, e faz tratamento intensivo para encarar o Jacaré.

O zagueiro Panda é outro que pode ficar fora, o jogador ainda se recupera de um problema físico, sendo bem provável que não esteja em condições de jogo. Com isso, o técnico Adelson de Almeida deve manter Leís no time e jogar com cinco homens no meio de campo. Ou alternar para duas linhas de quatro como fez nos dois últimos jogos.




Ceilandense

O time vem de uma derrota pesada por 4x0 para o líder Brasiliense, na última rodada. O técnico Marquinhos Bahia lamentou o resultado, mas afirma que o grupo não vai desistir da luta. “A única coisa desesperadora na última partida foi o resultado. Por que o nosso time está jogando bem e uma vitória pode nos colocar de volta no G4, a diferença de pontos é pouca”. Marquinhos também disse acreditar muito em sua equipe: “Está nas mãos deles agora. Dentro das quatro linhas quem faz o jogo é o atleta, veremos a reação de grupo agora”.

Em relação mudanças na equipe, Marquinhos manteve segredo. Mas ao que tudo indica o time permanece com a mesma escalação. O goleiro Osmair ainda se recupera de uma lesão na coxa, logo, Anderson continua como titular.



Ceilândia x Brasiliense - 03/01/11 - quarta-feira - 16h00 - estádio Abadião

Ceilandense x Botafogo - 03/01/11 - quarta-feira - 20h30 - estádio Abadião


Fonte: Esporte Candango aqui e aqui