domingo, 1 de fevereiro de 2009

A miss da vez

Com 12 anos, ela brincava em cima do quebra-mola da rua recém-asfaltada onde morava. Achava que ali era uma passarela. E dormia se sentindo modelo. Foi assim que a menina magricela e comprida aprendeu a sonhar. Mas ela cresceu. Filha de um motorista de ônibus e de uma costureira, a vida inteira foi humilde. Mas ela acreditava que tinha o direito de imaginar. Um dia, aos 16 anos, a dona de uma agência de modelos percebeu que ela era diferente. Um tanto quanto exótica. Convidou-a para fazer um book (catálogo de fotos). E lá se foi a menina do P Sul de Ceilândia transformar o quebra-mola em passarela de verdade.




A mãe costureira não tem mais nenhuma dúvida: "Ela correu atrás e conseguiu. Agora, vem o Miss DF, o Miss Brasil e o Miss Universo". Mãe de miss é tudo igual mesmo, da China a Ceilândia. Ela, a miss, é mais cautelosa: "Eu nunca pensei que fosse ganhar o Miss Ceilândia. Agora, no Miss DF, tem muita menina bonita. A competição vai ser acirrada", diz Mirelle Feliciano Amaral, a Miss Ceilândia 2009.

Marmanjos de plantão, apressai-vos! A miss está solteirinha da silva. Mas não será muito fácil dar uma de Don Juan pra cima dela. A moça é evangélica. Converteu-se faz alguns anos. Alelulia, Senhor! "Um homem pra estar comigo tem que ser fiel e temente a Deus. É preciso alguém que some e não atrapalhe meus sonhos. Não quero um peso na minha vida", tasca ela. Leram bem, marmanjos? E foi a fé, segundo ela, que lhe deu maior compreensão da vida. "Sou mais nova que minhas irmãs gêmeas que nasceram com paralisia. Quando cresci, não entendia por que Deus tinha permitido aquilo. Cheguei a me revoltar, mas depois Ele me deu força pra aceitar as coisas", resigna-se.

Além de evangélica, a moça confessa que é boa de garfo. Come de tudo. Nunca fez dieta e só agora, depois do concurso, resolveu entrar numa academia. Ganhou aulas de graça, como cortesia pelo título. "Pra endurecer mais algumas partes", ela explica. De resto, bate um prato de arroz, batata e bife à milanesa. Lasanha? A beldade adora. Chocolate? Se tiver, ela não dispensa. Morram de inveja, mulheres, à beira de um ataque diante da próxima dieta!




E a moça também lê. Extasiou-se com Anjos e Demônios, de Dan Brown. Estuda para concurso e pensa entrar na polícia civil. Quer ser tira, dessas que correm atrás de bandidos. Já pensou? Eles vão se render sem que ela precise usar nadica de força física. Aliás, vai ter bandido louco pra ser algemado...

Na quinta, o Correio convidou Mirelle para um ensaio fotográfico no centro de Ceilândia. De biquíni branquinho, a moça parou o trânsito. Quase houve engavetamento. Uma mulher que andava pela rua disse, morta de inveja: "Ela só quer se exibir". Outra retrucou: "Menina, ela é a miss, olha a faixa dela. Deve ser propaganda". Os homens adoraram. Um motoqueiro parou. Berrou. Assobiou. Delirou. "No meu tempo de escola, eu era a mais feia da sala. Me chamavam de magrela e girafona. Eu acreditava..."

Em 8 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a menina que se sentia feia subirá à passarela. Tentará sair de lá com a faixa de Miss DF 2009. E mais uma vez se lembrará do quebra-mola da rua humilde da sua casa, igualmente humilde. Histórias de misses lembram sempre conto de fadas.


Fonte: Correio Braziliense de 31/01/09 e Administração Regional de Ceilândia

Nenhum comentário: