segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Mais ônibus

Na semana que vem mais 230 novos ônibus começam a circular pela cidade. Serão 170 carros do Grupo União (Planeta, Satélite, Cidade Brasília e Pioneira), 40 do Grupo Canhedo (Viplan, Lotáxi e Condor) e 20 do Grupo Amaral (Viva Brasília, Veneza e Rápido Brasília), todos equipados com elevadores para portadores de necessidades especiais, limitador de velocidade e letreiro frontal e lateral em formato digital. Na entrega, realizada esta manhã, o governador José Roberto Arruda (DEM) foi enfático com os empresários. “Todas as empresas devem renovar suas frotas. As que se recusarem a cumprir com o acordo perderão as linhas que atendem”, garantiu.

As empresas de ônibus se defendem. Segundo o dono da companhia de transportes urbanos Viplan, Wagner Canhedo Filho, será necessário um grande volume de dinheiro para honrar o compromisso com o governo. “Para renovarmos toda a frota, gastaremos em média R$ 20 milhões por mês. E sem uma opção para arrecadarmos mais recursos, como o aumento das passagens, fica muito difícil para os empresários”, afirmou Canhedo. O empresário conta ainda que o sistema de transportes está com déficit de 30%. “Precisaríamos de um aumento na mesma porcentagem para equilibrar os recursos”. A compra dos novos carros entregues, hoje, custará para as empresas cerca de R$ 3 milhões por mês, com um prazo de 48 meses.

Em contrapartida, o governo rebate as afirmações dos empresários e oferece uma alternativa. “Para eliminar esse déficit, os empresários deveriam diminuir suas margens de lucro”, ensina o secretário de Transportes, Alberto Fraga. Na semana passada, o governador esteve reunido com os empresários e determinou um prazo de 18 meses para que as empresas retirem de circulação os ônibus com mais de oito anos de uso. Caso os empresários não cumpram com o combinado, o secretário Fraga está autorizado a realizar licitações, que escolherão novas empresas que substituirão as que perderem as linhas”, determinou o governador.

Circulam hoje pelo DF 2.848 ônibus e micro-ônibus, desse total 37% precisam ser renovados. “No início do meu governo, 97% dos ônibus estavam sucateados. Agora, com menos de dois anos já renovamos 63%. Isso significa 1.500 novos veículos e sem aumento da passagem.



Veja o vídeo: CorreioWeb / Tv Brasília


Fonte: Jornal Coletivo, ClicaBrasília, Correio Braziliense e Jornal Local de 16/02/09

Nenhum comentário: