domingo, 1 de fevereiro de 2009

Inauguração na Feira do Produtor

O governador José Roberto Arruda (DEM) e o secretário de Agricultura do DF, Wilmar Luis da Silva, inauguraram, na manhã de sexta (30/01/09), o Centro de Capacitação da Feira do Produtor e Espaço Digital, em Ceilândia. A iniciativa atende a instrução normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para que os produtores possam vender produtos sem riscos de contaminação.

“Vamos capacitar os produtores por meio de treinamentos para serviços de higienização e sanitização das embalagens dos produtos”, explica o presidente da Associação dos Feirantes, Produtores Rurais, Comerciantes, Atacadistas da Feira e Entorno, Vilson José de Oliveira. “Com o novo Centro de Capacitação será possível ensinar os cuidados necessários com as embalagens que transportam os produtos não só aos produtores rurais, mas também os monitores de escolas, empregados domésticos e prestadores de serviços”, conta Vilson Oliveira. O espaço conta com uma máquina de última geração que lava e higieniza as embalagens das mercadorias evitando contaminação por fungos e bactérias. “O DF contava apenas com uma máquina de higienização de embalagens que está no Ceasa”, explica Vilson Oliveira. “Graças ao governador Arruda, agora Ceilândia também tem a própria máquina”, agradece o presidente da Associação.

O governador José Roberto Arruda explicou que o objetivo do governo é levar o Centro de Capacitação a todas as regiões administrativas do DF. “Vamos investir para que todas as feiras tenham a mesma estrutura que a feira de Ceilândia tem hoje”, disse Arruda. “ Uma horta pedagógica será implantada em cada feira para ensinar as crianças a plantar e ter um alimentação mais saudável”, afirmou o governador.

Além de incentivar os produtores com cursos de capacitação, outras medidas foram adotadas para a inclusão digital dos produtores rurais. Uma sala de informática com 11 computadores foi inaugurada ontem. O objetivo é ampliar a informação proporcionando o acesso à internet não só aos produtores, mas também às famílias e funcionários da empresa. “Os produtores poderão pesquisar preços de comercialização dos produtos e integrar a feira com outras praças”, diz Arruda.



Fonte: Jornal Coletivo

Nenhum comentário: