sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

EPTG vai mudar

O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, se reuniu na noite de ontem com o secretário de Transportes do Distrito Federal, Alberto Fraga, representantes de empresas de transporte público e de órgãos ligados ao setor, para discutir melhorias no sistema de transporte da cidade. A criação de corredores exclusivos para ônibus na Estrada Parque Taguatinga Guará (EPTG), com baias de proteção e uma avenida marginal de cada lado da via; e expansão do Metrô foram os principais assuntos discutidos. Em outro ponto da reunião, o governador estipulou prazo de 18 meses para que empresas tirem de circulação ônibus velhos e com mais de oito anos de uso, sob pena de terem a concessão das linhas suspensa pelo GDF.

Segundo Fraga, a obra de criação do corredor na EPTG foi debatida entre o DFTrans, Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e corpo técnico da STDF, a fim de acertar os detalhes para o início das obras, previstas para abril. “O governador queria saber em que pé estavam os projetos para as obras que serão realizadas nos próximos meses. No caso do corredor da EPTG, até abril as obras devem começar”, afirmou.

Segundo o secretário, além do Brasília Integrada, o corredor exclusivo na EPTG é um dos principais projetos para o primeiro semestre de 2009. Ele afirmou que o GDF já tem o dinheiro para realizar a obra. “O Banco Interamericano de Desenvolvimento disponibilizou 176 milhões de dólares para tocar o projeto. Agora, é só acertar os detalhes com a equipe técnica e seguir em frente”, afirmou.

O governador cobrou de representantes das empresas de transporte do DF que renovem a atual frota, que tem alguns ônibus velhos ainda circulando no DF. Arruda estipulou prazo de 18 meses, a contar da data da reunião, para que as empresas retirem de circulação ônibus com mais de oito anos de uso. Após o término do prazo, caso se descumpra a determinação, as empresas podem perder o direito de exploração das linhas.



Fonte: Tribuna do Brasil

Nenhum comentário: