quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Dificuldades para estudar

Todos os dias crianças que moram no Condomínio Gêneses, dentro do Sol Nascente, em Ceilândia enfrentam dificuldades para chegar às escolas. O local onde os alunos esperam os ônibus escolares não tem calçada nem asfalto. O acúmulo de lixo na região é intenso.

No local também não existe paradas, segurança e sinalização. Os estudantes ficam em meio a muita sujeira e mau cheiro.
Devido a grande quantidade de entulhos, lama e buracos espalhados no condomínio os ônibus atolam com frequência. Os pais dos alunos reclamam que os filhos estão sendo prejudicados nas escolas, pois, diariamente os alunos chegam atrasados e sujos nas aulas.

Segundo a locutora Eliza Rodrigues da Silva, 40 anos, a situação no condomínio vem se agravando e prejudicando cada vez mais a comunidade. “É um ambiente insuportável de se tentar conviver. Aqui a situação é muito precária. Meu filho vai para o colégio e chega todo dia sujo. Têm muito lixo e sujeira aqui. Não há parada de ônibus, estamos vivendo como se fossemos largados. Estamos com a autoestima baixa convivendo com tantos fatores negativos. Tenho medo da minha família pegar alguma doença com a quantidade de bichos no local”, disse Eliza.

Os alunos enfrentam uma maratona diária de força e persistência para não desistirem dos estudos. Os pais dizem que os filhos saem limpos de casa. Mas a quantidade de lixo é tão grande que, às vezes, chegam até com mau cheiro no colégio. Segundo o aluno Isaaky Gregory da Silva Sousa, 8 anos, os amigos do colégio fazem brincadeiras de mal gosto quando percebem que seu uniforme está sujo.

“Gosto muito de estudar, mas não estou tão empolgado. Minha mãe me arruma todos os dias, saio de casa limpinho e chego todo sujo. Meus amigos até já me chamaram de porquinho porque cheguei sujo no colégio”, disse.

Muitos ônibus não conseguem concluir o percurso desejado. Os motoristas reclamam das más condições de tráfego. Para o condutor Gilson Barbosa, 41 anos, os ônibus atolam devido a grande quantidade de lama e buracos. “Aqui os ônibus quebram direto. O asfalto está ruim, já atolei mais de três vezes. As crianças são muito prejudicadas porque chegam atrasadas nas aulas. Aqui tem muito lixo, buraco e sujeira. Está precária a situação por aqui”, disse Gilson.

O administrador de Ceilândia, Leonardo Moraes afirma que algumas obras na região já começaram. “Reconhecemos os problemas no Condomínio Gêneses e já estamos tomando algumas providências. A Caesb já iniciou os trabalhos de instalação de água. As obras de energia elétrica também já começaram. E para asfaltar precisamos resolver antes os problemas de drenagem e águas pluviais”, afirmou.



Fonte: Tribuna do Brasil

Nenhum comentário: