quinta-feira, 22 de maio de 2008

Precisa-se de parceiros

Com o objetivo de incrementar e de fazer um balanço do programa Parceiros da Escola em Ceilândia, a Administração Regional reuniu, nesta sexta-feira (16/05/08), empresários e professores da rede pública local em um café da manhã. “Precisamos da ajuda do empresariado, porque, apesar da boa-vontade, sozinha a Administração não tem condições de solucionar os problemas relacionados às escolas públicas da cidade”, destacou o administrador regional, Adauri da Silva Gomes.

De acordo com Adauri, a prioridade do governo Arruda é a educação. E o objetivo é a qualidade do ensino da rede pública. “Por isso, ele tem buscado ajuda de pessoas físicas e/ou jurídicas, que percebem que a educação de qualidade não é um problema apenas do governo”, ressaltou. E informou que o programa tem obtido excelentes resultados em Ceilândia, onde as escolas dispõem de mais de 100 padrinhos.

Ricardo Noronha falou da importância do projeto que, de acordo com ele, tem como principal objetivo tornar a escola agradável, conseguindo retirar os meninos da ociosidade e da rua. “É um programa maravilhoso, que não gasta dinheiro público. Tudo é conseguido, por meio do voluntariado”, comentou. Ele esclareceu que a idéia não é dar dinheiro, mas incentivar a responsabilidade social e a solidariedade para que as escolas resolvam seus problemas.



Atualmente, o programa conta com 1,5 mil parceiros em todo o DF. A meta é chegar a 5 mil adesões, no mínimo, até 2010. A expectativa é de que cada escola da rede pública tenha dez parceiros. Nesses 10 meses de desenvolvimento do Parceiros da Escola, 800 ações já foram realizadas, graças às parcerias. Só este ano, foram efetivas 500 novas adesões.

As ações do projeto incluem doações de material de limpeza, pintura, construção, realização de pequenas reformas, pinturas de muros, sala de aulas e quadras de esportes. Algumas escolas já ganharam até piscina, computadores e ônibus para passeio dos estudantes. Os padrinhos oferecem ainda cursos de capacitação profissional.

Os parceiros também podem colaborar no combate à repetência, na melhoria das instalações físicas e na oferta de materiais pedagógicos para portadores de necessidades especiais, além da melhoria dos cursos de idiomas.

Os interessados em colaborar com as escolas, tornando-se um parceiro, devem preencher um formulário de adesão, que pode ser encontrado no site: WWW.parceirosdaescola.df.gov.br , na Administração Regional, escola de sua comunidade ou na Regional de Ensino.



Total de escolas atendidas: 638
Total de parceiros: 1,5 mil
Total de ações desenvolvidas pelos parceiros: 800


Fonte: Administração Regional de Ceilândia

Nenhum comentário: