sábado, 17 de maio de 2008

Pista de confiança?



Os moradores do Setor P Sul, em Ceilândia, tiveram um bom motivo para comemorar. Uma antiga reivindicação da comunidade finalmente saiu do papel: os amantes do skate ganharam mais incentivo para a prática do esporte. É que, há cerca de três semanas, a obra de uma pista de skate para a região, na QNP 20, já está sendo usada pelos aficionados pelo esporte e moradores do local. Essa é a boa notícia. A má notícia, no entanto, é que já existem muitas reclamações sobre a má construção, desgastes dos materiais usados e falta de iluminação. A obra ainda não foi entregue e não há previsão pela Administração Regional da inauguração.

O técnico em informática Eduardo Frota, 27 anos, pratica o esporte há doze anos. Ele conta que, antes da comunidade ser brindada com a pista, ele tinha de andar em obstáculos improvisados de madeira, que eles mesmo construíam nas quadras 14 e 30. No entanto, ele reclama das rampas, alegando que foram mal construídas, de alguns buracos já formados na pista e principalmente da falta do material granitina (próprio para skates parques), ao invés do piso cerâmico que existe. "Fizeram isso aqui muito mal feito. Tem que fazer rampa de skate quem entende de skate. Sem falar que, bem ou mal, o imposto é nosso", contesta ele. Tomaz dos Santos, 22 anos, que há sete pratica o skate amador, revela que seu grupo de skatistas já fez mais cinco baixo-assinados e a reivindicação por uma pista de skate é antiga. Ele também fala dos pequenos aprendizes que, segundo ele, também estão correndo perigo de se machucar nesta pista. Já se pode ver muitas crianças praticando skate na nova pista.

Apontando para alguns buracos na pista, o motoboy Marcos Soares, 21 anos, há oito no skate, admite que, se a pista fosse adequada, novos atletas poderiam treinar com maior freqüência no local, tornando-se profissionais. Segundo ele, a pista acolhe, além do skate, atletas de patins e cross (modalidade de bicicleta, adaptada para manobras radicais). "Tem que ter um piso bom para andar. Mas mesmo assim, estamos até pensando em organizar campeonatos aqui", completa. Eduardo comenta que, antes da construção da pista, mais duas foram concluídas na Candangolândia e no Núcleo Bandeirante e, segundo ele, com melhores condições para uso. Por isso, os esportistas prometem que irão manifestar no dia da inauguração.

A administração da cidade responde que, como ainda não foi inaugurada nem entregue, a obra não foi finalizada e, portanto, não é possível fazer nada ainda. Porém, a população já está usando a pista antes da cerimônia de inauguração. "Não temos como impedir as pessoas de entrar. Já foi montada uma comissão para julgar eventuais problemas e informar a empresa Escala Brasília (responsável pela obra) do que está acontecendo", explica Jonas Marques, diretor de Obras da administração. Ele acrescenta que o pedido de construção da quadra foi resultado do Governo nas Cidades, em agosto do ano passado. A obra teve início em novembro do ano passado.


Fonte: Tribuna do Brasil

Nenhum comentário: