terça-feira, 6 de maio de 2008

Muito entulho



Lixo entulhado em terrenos não apropriados. Só em Ceilândia, há aproximadamente 50 pontos onde o entulho é jogado diariamente, sem a permissão da administração e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Quem vive perto dessas áreas têm de conviver diariamente com o problema. Um dos pontos críticos fica entre a QNP 05 e o condomínio Sol Nascente, no setor P Norte.

Moradores e comerciantes da região dizem que a situação é insuportável. Além dos carroceiros - que jogam entulhos diariamente na área -, segundo eles, donos de supermercados de outras localidades vão até o local deixar restos de ossos e ovos podres. Outra preocupação é que perto do entulho há uma escola e os alunos têm de optar por um caminho mais longo para desviar do lixo, que dificulta o aceso à escola.

Os moradores reclamam que O Serviço de Limpeza Urbana não faz a limpeza do local regularmente. Segundo eles, a situação fica pior quando chove, já que o acumulo da água deixa o local propício para a infestação de insetos, além de atrapalhar a passagem dos moradores. Para complicar a situação, duas lojas de materiais de construção fazem da área depósito de tijolos e areia. "Aqui a situação fica mais complicada quando venta, pois o vento traz toda a terra para dentro de casa", reclama a moradora Maria de Jesus.

Segundo o diretor de obras da administração de Ceilândia, Jonas Marques da Fonseca, a área é limpa quinzenalmente. Os moradores desconhecem a afirmação e denunciam que muitas vezes o local leva até dois meses para ser limpo. "Para comemorar o aniversário de 37 anos da cidade, foi feita uma limpeza geral, mas por falta de conscientização dos moradores, todas essas áreas estão sujas novamente", rebate Jonas.

Ele diz também que a administração está desenvolvendo um projeto que vai destinar o lixo jogado nessas áreas para reciclagem. Outro projeto estudado pela a administração para resolver o problema é o emplacamento das carroças. Segundo ele, são os carroceiros os principais responsáveis em jogar de lixo em locais inadequados. O diretor informou que a frota de carroças da cidade de Ceilândia atualmente é de aproximadamente mil unidades em circulação. Só no último cadastramento feito pela administração, foram contabilizadas 400.

Outra idéia estuda pela administração para deixar a cidade mais limpa seria cercar as áreas mais críticas onde o lixo é jogado para impedir o acesso dos carroceiros. Há hoje na cidade três áreas de transbordo (local apropriado para jogar lixo), que, segundo Jonas, também não são autorizadas pelo Ibama.


A administração da cidade pede aos moradores que ao fazerem reforma de casa, contratem uma empresa autorizada na coleta de entulhos e não jogá-los em terrenos baldios. Além disso, casos de depósito irregular de lixo devem ser denunciados diretamente para o órgão.


Fonte: Tribuna do Brasil

Nenhum comentário: