sexta-feira, 30 de maio de 2008

Mudanças no trânsito

Um milhão de carros, um milhão de reclamações. O aumento da frota do Distrito Federal piorou os congestionamentos e a falta de vagas. Ao mesmo tempo, ocorreram mais acidentes e mortes no trânsito. Foram 161 vidas perdidas este ano, entre janeiro e 18 de maio. Tudo isso motivou a criação de um pacote de medidas pelo Governo do Distrito Federal.

Agora, a fiscalização vai ser reforçada. Oitenta agentes do Detran e 100 policiais militares trocam as tarefas administrativas pelas ruas. Nas áreas comerciais só vai ser permitido carregar ou descarregar mercadorias durante os períodos de menor movimento. O horário ainda não foi determinado.

Os caminhoneiros que cortam o DF vão ser orientados a passar pela DF-100, pista que liga Planaltina à BR-040. São 40 quilômetros a menos. Na Estrada Parque Taguatinga Guará (EPTG) fica proibido o tráfego de veículo pesados das 7h às 9h e das 17h às 19h. “Os caminhões serão desviados. Por enquanto, eles podem ir para outras rotas alternativas. Se for o caso, serão implantados estacionamentos onde eles poderão aguardar o horário de liberação”, destacou o diretor do Detran, Jair Tedeschi.

A fiscalização vai ser intensificada com o radar móvel, que lê a placa do carro e aponta na hora se existem irregularidades, como licenciamento, multas pendentes e se o veículo é roubado. Só vão ser parados os motoristas que tiverem problemas. As operações com bafômetros e checagem da carteira de habilitação continuam em lugares que não vão atrapalhar a fluidez no trânsito.

O combate será maior para evitar o estacionamento em filas duplas. Policiais de motos vão percorrer as entrequadras, o centro de Brasília e outras cidades do DF para multar os infratores em R$ 85 e quatro pontos na carteira de habilitação.

“Tem que ter fiscalização na rua porque o movimento é muito grande. Se tiver mais gente fiscalizando as coisas vão caminhar bem”, observou um motorista. “Brasília está saturada de carros. As vias estão muito congestionadas. Essas medidas vão ser boas”, completou um rapaz.

A maioria das medidas já está em vigor. Apenas duas dependem de portaria ou decreto. O secretário de Transportes, Alberto Fraga, afirmou que as medidas vão de médio a longo prazo e que ainda vão ser estudadas. “O que não pode é um sistema viário totalmente entupido pelas pessoas que estão utilizando os carros, para parar em filas duplas. Vamos ter que adotar uma tolerância zero”, assegurou Fraga.

Sobre os três trens do metrô que estão quebrados, o secretário disse que as peças necessárias para o conserto além de serem importadas da Inglaterra, precisam passar pelos Estados Unidos e enfrentar a greve da alfândega, que retarda ainda mais o processo. Fraga acrescentou que o prazo para entrega dos trens é 30 de junho.

Também estão previstas uma campanha de educação no trânsito e a revitalização e pintura das faixas de pedestre.


Fonte: Rede Globo, Correio Braziliense, Jornal de Brasília, DF Record, BandCidade e Jornal Local de 29/05/08

Nenhum comentário: