domingo, 4 de maio de 2008

Lá vem o aumento

O aumento do óleo diesel, em quase 9%, nos postos já provocou efeito na fila do ônibus. “A passagem já está cara. E, agora, ainda querem aumentar mais. Isso não pode acontecer”, diz o ajudante de obra Silvano Cruz.

“Os empresários só querem saber do lucro dele, nem se preocupam com o prejuízo do cidadão”, diz a diarista Rosária Rodrigues.

“Se tiver esse reajuste, vai aumentar mesmo é o desemprego. Os patrões não vão querer mais pagar as passagens por causa do preço”, fala a auxiliar de escritório Rosa de Araújo.

Quem mora no Entorno e vem de ônibus todos os dias para Brasília não precisa se preocupar, por enquanto. A informação é da Agência Nacional de Transportes Terrestres. De acordo com a ANTT, o aumento dos preços das passagens de ônibus semi-urbanos ocorre, apenas, uma vez por ano. E sempre no mês de julho.

Quanto às passagens urbanas. O preço só pode subir se o governo bater o martelo. Para o economista Roberto Piscitelli, o aumento na tarifa das passagens é inevitável.

“A tendência, isso pela experiência histórica brasileira, leva a crer que esse repasse, fatalmente, ocorrerá”, explica o economista Roberto Piscitelli.

Mas antes de estudar o pedido de aumento, o GDF quer primeiro que o sistema de bilhetagem eletrônica seja totalmente implantado. Só assim vai ser possível saber se os empresários estão tendo lucro ou prejuízo, mesmo com o fim das vans.

Certo mesmo é o aumento do preço do metrô, que já esta em estudo. “Com o combate à pirataria, com a retirada de mais de mil vans das ruas, nós aumentamos a receita das operadoras em, pelo menos, 30%. Então, está na hora de todo mundo fazer um esforço. E, evidentemente, com o metrô defasado, nós vamos ter que estudar um reajuste. Inclusive, já nomeei um grupo para fazer um estudo tarifário”, afirma o secretário de Transportes, Alberto Fraga.

De acordo com o secretário de Transportes, Alberto Fraga, os empresários prometem implantar totalmente o sistema de bilhetagem automática até o fim de maio.


Fonte: DF TV 2ª edição

Nenhum comentário: