quinta-feira, 8 de maio de 2008

Gambiarras = problemas

Quem vive nas QNPs 11, 15 e 19 do P Norte não se acostuma com a falta de energia quase diária nas quadras. Os moradores reclamam dos constantes constrangimentos que o problema acarreta. Não é difícil encontrar algum morador que nunca tenha perdido televisores e geladeiras por causa da falta de luz. No entanto, não há dúvida de que os comerciantes são os mais prejudicados com a atual situação. Donos de bares e padarias registram altos índices de prejuízo por causa dos alimentos estragados.

O comerciante Cláudio José é proprietário de uma padaria na QNP 19 e disse que vários dos seus maquinários já foram estragados. Segundo ele, a maior perda foi quando o motor da máquina de amassar pão, as batedeiras e o freezer foram queimados, em decorrência da falta de energia na região. No entanto, Cláudio ainda frisou que os prejuízos não param por aí. A pior situação é quando os produtos da panificadora se deterioram pela falta de energia nos equipamentos. "Às vezes o padeiro acabar de preparar uma massa de pão, e a energia acaba, então toda a massa estraga", reclamou. Não só a massa do pão vai embora, mas também o leite, o queijo, iogurte e outros tantos alimentos. O comerciante já calculou um prejuízo de cerca de R$ 2 mil.

Segundo os moradores, já foram feitas várias reclamações para a Companhia Elétrica de Brasília (CEB), mas o problema ainda não foi solucionado. Geralmente, não tem um horário certo para que a energia acabe, mas durante a noite o problema costuma se intensificar. "Às vezes falta uma vez, duas e até três vezes na mesma noite. Muitas vezes ficamos até duas horas sem o fornecimento de energia", disse uma moradora.
Além dos vários prejuízos materiais, os moradores também reclamam da insegurança no local, pois com a falta de iluminação no período da noite, os assaltantes se sentem mais seguros em cometer crimes. "Muitas vezes deixamos de ir a uma igreja por medo de assalto nas entre quadras, pois as ruas ficam muito escuras", afirmou outra moradora da região.

De acordo com a assessoria da CEB, o problema existe pelo excesso de "gambiarras" no Condomínio Sol Nascente, vizinho às três quadras. O excesso de roubo de energia no condomínio, que tem aproximadamente 70 mil casas e ainda não tem rede de energia própria, acaba sobrecarregando a rede das quadras vizinhas, e com isso ocasiona no problema. A situação só será solucionada quando a rede de transmissão elétrica no condomínio ficar pronta. A CEB estima que a rede elétrica ficará concluída até o final de 2008.

Os moradores das QNPs acreditam que o causador da situação não são apenas as "gambiarras", uma vez que o condomínio Sol Nascente só existe há aproximadamente 10 anos. Segundo eles, há relatos de pessoas que moram no local há mais de 25 anos e que, naquela época, o problema de falta de energia já era vivido. Outra reclamação freqüente dos moradores é que o problema só é verificado naquelas três quadras. Do outro lado da rua, a aproximadamente 100 metros da QNP 19, há um terminal rodoviário, e segundo os moradores, o local nunca registrou nenhum fato parecido com o que ocorre nas QNPs.


Os moradores que tiverem prejuízo com algum eletrodoméstico queimado pela oscilação na energia podem ser indenizados com o Ressarcimento de Danos. Para receber o recurso, o morador deve procurar o posto da CEB e fazer a reclamação. A partir da data da queixa, a CEB tem de 20 a 60 dias para avaliar se a perda do aparelho foi mesmo ocasionada pela queda na energia, e se deve pagar pelo prejuízo. Se o problema tiver sido resultado da queda de energia, a CEB tem mais 30 dias para pagar pelo prejuízo.


Fonte: Tribuna do Brasil

Um comentário:

Anônimo disse...

puxa sou moradora da 10 do p sul etodo santo dia aparti da 6:00 temos esse problema com a ceb fiz varias reclamacoes e nao adianta o que fazer chegar em cs e nao tomar banho pq nao tem energia acho muito engraçado pq se nois que pagamos nossas contas em dia nao pagarmos a ceb vai la e corta o fornecimento isso e uma puta de uma vergonha ta