quinta-feira, 15 de maio de 2008

Descrédito

Foi veículada matéria na Rede Globo e na Rede Record enfatizando que Ceilândia seria a cidade mais violenta do Distrito Federal.

É muito triste que tais emissoras tenham o trabalho de publicar tal matéria, pois toda boa estatística (estatística que se preze) deve ser seguida de bons métodos - inclusive o da proporção de habitantes/cidade. É certo que Ceilândia fica, em números absolutos, nas primeiras posições na pesquisa da Polícia Civil, mas é certo também que tal pesquisa não foi bem realizada já que não se utilizou do método supracitado.

Toda grande cidade tem números expressivos de violência mas a não utilização do método da proporção pode resultar em dados não confiáveis. Um bom exemplo é a cidade de São Paulo - em números absolutos é uma cidade violenta, mas em pesquisas nacionais, levando em conta a proporção, fica em posições mais distantes, sendo ultrapassada, inclusive, por cidades de regiões como o Nordeste, o Sudeste e o Norte.

Estas emissoras, antes de publicarem qualquer matéria, deveriam observar a veracidade dos fatos e quais métodos empregados para apresentá-los.

Em certos momentos da vida é bem melhor ficar calado do que acabar dizendo besteiras.

Veja um pouco mais sobre os dados de violência no DF no site: Correio Braziliense

Nenhum comentário: